Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 15:39

    Imprimir


O intercâmbio cultural entre Brasil e os países da América do Sul será o objetivo do Encontro Sul Americano de Culturas Populares, que será realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, na praça cultural do CPA II, sempre das 17h às 23h. O evento é gratuito.

O Encontro Sul Americano de Culturas Populares trará para Cuiabá apresentações culturais representando as manifestações folclóricas das mais diversas regiões, do Mato Grosso, do Brasil e de alguns Países da América do Sul, com a expectativa de um público de mais de 20.000 pessoas dia.

Junto ao encontro também ocorrerá o encerramento do Projeto Viva seu Bairro, do Grupo Gazeta de Comunicação. A coordenadora do evento, Elaine Parizzi, ressalta a importância do evento não só na questão cultural, mas também na questão econômica. "O encontro irá gerar emprego e renda e dará para a população mato-grossense lazer e entretenimento na semana que antecede o Natal", destacou.

Mato Grosso, devido sua grande diversidade cultural sempre teve uma tradição de Encontros da Cultura Popular entre seus municípios. "É necessário discutir e construir uma política internacional envolvendo os interessados - sociedade civil, gestores e agentes culturais, garantindo as condições de criar, difundir e fruir as expressões das Culturas Populares, bem como o acesso à educação e formação de qualidade que respeite a nossa diversidade cultural", afirmou Elaine.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, QUE estará presente na abertura do evento, disse que a diversidade cultural precisa ser respeitada e divulgada. "O encontro serve justamente para difundir essa diversidade e fazer com que as pessoas tenham mais conhecimento do que é a cultura. Se as manifestações culturais populares correspondem a um processo vivo de aprendizado, não é de se estranhar que as novas gerações se relacionem com suas referências de modo dinâmico", ressaltou.

APRESENTAÇÕES REGIONAIS

A programação será composta por apresentações de vários grupos que representam a Cultura Popular de sua região. O grupo Siriema de Santo Antônio de Leverger é uma das atrações do primeiro dia de evento. O conjunto é formado por herdeiros de um povo que sempre esteve ligado às raízes da cultura popular. Os Marcarados de Poconé também se apresentará no encontro e mostrará a dança folclórica e tradicional da cidade, que tem origem nos rituais dos índios. Todos os participantes são homens, com uma máscara, de chapéus com plumas, espelhos e outros enfeites, com a função de damas e de galã.

A primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, mostrará a Dança do Chorado realizada apenas por mulheres. Representam na época da escravidão, os patrões portugueses, que não traziam suas mulheres para a vila, em noite de festas, chamavam as negras para dançarem para eles. Estas aproveitavam a ocasião para seduzir os patrões e pedir favores para seus filhos e companheiros e até mesmo a liberdade.

Mato Grosso terá outros grupos de cultura popular se apresentando nos dois dias de evento, entre eles, Dança Indígena Unankie de Juína, Dança dos Caretas de Guiratinga e Teatro Mambembe – Grupo Volta Seca de Cuiabá.

APRESENTAÇÕES NACIONAIS

O estado de Goiás trouxe o grupo musical Trieiro, que trará a música do nordeste, o Maracatu, representando toda a musicalidade do nordeste brasileiro. Eles também desenvolvem outros instrumentos musicais de bambu, como chocalhos, tambores, pau-de-chuva, saxofone, dentre outros, representando o Cerrado Brasileiro.

O Grupo Maria Fumaça de Florianópolis (SC) vai apresentar a mistura do vanerão com batidão sertanejo. Pela primeira vez em Cuiabá, se apresentam com o objetivo de aproximar a cultura sulista com a cultura cuiabana.

O grupo indígena Flautas que Curam, de Manaus (AM)também estarão presentes. Os índios são da comunidade de Alto Rio Negro. A comunicação é toda feita por rádio. Já representou o Amazonas em todo mundo e é uma cultura típica daquele estado.

A grande atração nacional será a dupla Pepê e Nenêm, do Rio de Janeiro, que se apresentará no segundo dia do evento. Elas são conhecidas com seu ritmo dançante entre eles pop, funk, e românticas. Já tem quatro CDS gravados, e agora ressurgem com um novo trabalho, trazendo o que há de melhor na música popular brasileira.

ATRAÇÕES INTERNACIONAIS

Paraguai e Bolivia trouxeram o que há de mais popular nos seus países. O grupo paraguaio Arpa Roga é formado por 100 crianças e adolescentes e que aprenderam a tocar instrumentos musicais, entre eles, a harpa. Pela primeira vez em Mato Grosso, o grupo se apresenta com 12 componentes, sendo 4 casais e 4 músicos.

A Bolívia trouxe o grupo Icaray, que proporcionará um belíssimo show de músicas latinas do Peru, Bolívia e Argentina, mostrando através da musica a cultura dos países Latino-americanos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO – DIA 15/12/2007

17h Apresentação do grupo Siriema/Siriri de Santo Antônio de Leverger – MT.

17h40 Apresentação de dança dos Mascarados de Poconé – MT.

18h10 Apresentação de dança do Chorado de Vila Bela da SS. Trindade – MT.

18h40 Apresentação de uma Performace da Dança Indígena Unankie de Juina – MT

19h10 Apresentação do Grupo Indígena Flautas que Curam – Manaus- Amazonas.

19h40 Apresentação do Teatro Mambembe – Grupo Volta Seca – Cuiabá-MT.

20h20 Apresentação do Grupo Musical Trieiro – Goiânia-GO.

20h40 Apresentação do Grupo Arpa Roga – Paraguay.

21h20 Apresentação do Grupo Musical Icaray – Bolívia.

22h Apresentação do Grupo Maria Fumaça- Show nacional

23h Encerramento primeiro dia.

DOMINGO – DIA 16/12/2007

17h00 -19h20 Viva o Seu Bairro – Grupo Gazeta.

19h30 Apresentação de Dança dos Caretas – Guiratinga – MT.

20h Apresentação do Show Nacional Pepê & Neném.

20h40 -21h40 Viva o Seu Bairro – Grupo Gazeta.

21h40- 22h Apresentação de uma Performace da Dança Indígena Unankie de Juina – MT

22h - 23h Viva o Seu Bairro – Final do Projeto Caça Talento- Grupo Gazeta.





Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194372/visualizar/