Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Novembro de 2007 às 10:27

    Imprimir


Começou nesta quinta-feira (22) a capacitação para candidatos a diretores das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. Na Capital, cerca de 120 profissionais participam do encontro que aborda assuntos como papel do diretor, merenda escolar, rede física, legislação, gestão escolar, projeto político pedagógico, prestação de contas, entre outros aspectos relevantes.

A capacitação prossegue até sábado (24), no auditório da Seduc, no Centro Político Administrativo. A abertura do evento em Cuiabá foi realizada na Escola José Machado Neves e contou com as presenças do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, da secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida, da assessora pedagógica de Cuiabá, Ana Maria Tessele Dutra, da presidente do Sintep Cuiabá, Helena Maria Bortollo, entre outras lideranças.

Os palestrantes do Ciclo de Formação têm opinião unânime sobre a importância estratégica dos diretores nas unidades de ensino. "Trabalhar com a diversidade é tarefa árdua e exige dedicação dos gestores que devem administrar as finanças da instituição de ensino e ainda trabalhar pedagogicamente ", pontuou a presidente do Sintep Cuiabá, Helena Maria Bortollo.

O representante dos candidatos a diretor, Edson Evangelista, ressaltou a importância do gestor diferenciar o papel administrativo do pessoal. "Embora seja um cargo executivo, é importante nunca perder a ternura", indicou.

A superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Alaídes Mendieta, ressaltou que a função de diretor é dignificante e exige muito do profissional. "É preciso compreender a dinâmica da escola. O diretor resolve dos problemas mais simples aos mais complexos", relembrou.

O secretário Ságuas Moraes destacou a importância do cargo de diretor, ressaltando o fato de Mato Grosso ser um dos seis Estados do Brasil a realizar eleição para gestor de escola. Ele entende que o projeto político-pedagógico precisa ser uma construção coletiva. "Se não é decidido por todos, perde força", afirmou.

O secretário mostrou-se satisfeito com a grande procura pela vaga de diretor e credita o fato à gratificação salarial instituída a partir do salário de agosto, que varia de R$ 800,00 a R$ 1.500, 00, dependendo da quantidade de alunos da escola. "Foi uma forma de reconhecimento ao trabalho e dedicação dos gestores", pontuou.

O secretário também espera que a gestão ocorra na área pedagógica e de estrutura. "Diretor que tenta resolver tudo sozinho tem grande chance de insucesso", reitera Ságuas Moraes.

A secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, ressaltou a importância da preocupação com a parte pedagógica nas escolas.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197242/visualizar/