Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Outubro de 2007 às 09:08

    Imprimir


O consumo prolongado de maconha pode até triplicar o risco de surtos psicóticos em usuários, especialmente entre os que começam a consumir a droga desde cedo. O uso continuado também aumenta as possibilidades de os consumidores terem outros transtornos psiquiátricos e afetivos, como depressão, ansiedade e apatia.

Estas são as conclusões de especialistas espanhóis, que realizaram uma pesquisa sobre a maconha e as conseqüências de seu consumo na saúde mental.

As conclusões estão reunidas unidas no livro "Aspectos Psiquiátricos do Consumo de Cannabis", que foram discutidas na quinta-feira (25), em um encontro organizado pela Agência Antidrogas de Madri.

Fatores

Entre os possíveis fatores que influenciam no aparecimento de surtos psicóticos estão a dose consumida da droga, a idade e a predisposição genética.

Os diferentes trabalhos expostos identificaram doses altas e o consumo desde o começo da adolescência como os fatores que contribuem para uma maior probabilidade de surtos psicóticos na idade adulta.

Enriqueta Ochoa, pertencente ao departamento de Psiquiatria do Hospital Ramón y Cajal, em Madri, disse que a conduta violenta de adolescentes usuários é uma das causas que incentiva os pais a recorrerem a centros de tratamento do vício.

Droga pesada

O catedrático de bioquímica da Universidade Complutense de Madri, José Antonio Ramos, ressaltou que os índices de consumo entre os mais jovens e a freqüência com que usam a droga estão crescendo, e refutou a idéia de que a maconha é uma droga leve.

"A maconha não é uma droga nem leve, nem pesada, pois depende da vulnerabilidade genética do consumidor", acrescentou Ramos, que enumerou alguns dos transtornos psiquiátricos mais freqüentes entre usuários, como a ansiedade, o pânico e a depressão.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201292/visualizar/