Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 22:59

    Imprimir


Londres, 8 out (EFE).- Submeter-se a tratamento médico imediatamente após sofrer de ataque de isquemia transitória (AIT), também conhecida como derrame cerebral pequeno, reduz em 80% o risco de um posterior acidente vascular cerebral em massa (AVC).

Esta é a conclusão de dois artigos publicados hoje na revista científica britânica "The Lancet". Os textos revelam que um tratamento imediato após um pequeno AVC poderia prevenir até 10.000 embolias por ano só no Reino Unido.

O AIT acontece quando um coágulo obstrui temporariamente o fornecimento de oxigênio para uma área do cérebro e não ajuda a morte do tecido cerebral, já que o fluxo sangüíneo se restabelece rapidamente.

Os AIT, que podem começar subitamente e geralmente só duram alguns minutos, são um dos principais sintomas que advertem para um acidente vascular cerebral grave em breve, elevando para 10% a porcentagem de desenvolver uma embolia no mês seguinte.

Dirigido por Peter Rothwell, professor da unidade de Prevenção de Acidentes Cerebrovasculares da Universidade de Oxford, o primeiro estudo foi baseado na análise de duas fases: uma entre abril de 2002 e setembro de 2004 e outra entre outubro de 2004 e março de 2007.

Na primeira fase, a avaliação e a primeira prescrição do tratamento chegaram respectivamente três e 20 dias depois que o paciente sofreu o AIT, períodos que foram reduzidos a um dia na fase dois do estudo.

Os pesquisadores descobriram que o risco de sofrer um derrame 90 dias depois de sofrer o AIT era de 10,3% nos pacientes da primeira fase. Na fase dois, a porcentagem se reduzia para 2,1%.

O tratamento obtido imediatamente na fase dois reduzia o risco de recorrência da doença em 80%.

Os cientistas descobriram também que o risco de desenvolver um derrame é independente da idade e do sexo e que um tratamento cedo não aumenta o risco de perda de sangue nem demais complicações.

No comentário que acompanha o estudo, os médicos Naeem Dean e Ashfaq Shuaib, do Hospital Royal Alexandra e da Universidade de Alberta, no Canadá, respectivamente, ressaltam a importância dos resultados para promover o tratamento urgente dos pacientes afetados por AVCs pequenos.

Um segundo estudo, dirigido por Pierre Amarenco, do Hospital Universitário Bernard, em Paris, mostra os resultados de habilitar um serviço de atendimento 24 horas para mais de 1.000 pacientes afetados por AIT cerebral ou retinal.

O acompanhamento hospitalar incluiu testes neurológicos, arteriais e cardíacos apenas quatro horas depois da internação.

Segundo as pesquisas, a probabilidade de estes pacientes terem derrame 90 dias depois diminuiu 1,24%, contra 5,96% da média do tratamento convencional.

Este relatório, que também revela que uma resposta imediata em uma clínica especializada reduz o risco de embolia em 80%, acrescenta que 75% dos pacientes tiveram alta no mesmo dia do diagnóstico.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203645/visualizar/