Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 11:02
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Augustinho Moro abriu oficialmente neste domingo (07.10), no Hotel Fazenda Mato Grosso,em Cuiabá, a VI Conferência Estadual de Saúde, que tem como objetivo debater políticas públicas para a Saúde e tirar propostas para a XIII Conferência Nacional de Saúde que acontece em Brasília entre os dias 14 e 18 de novembro.

Augustinho Moro disse que nos três dias de conferência é importante todos os participantes, os conselheiros, os representantes da sociedade e os observadores se centrarem nos temas e eixos temáticos propostos que no seu primeiro dia de discussão, no dia 08 de outubro, debaterão sobre os Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século 21: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento. “É importante definir diretrizes para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política do Estado, de desenvolvimento humano, econômico social, além de definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social da perwsspectica da plena garantia da efetivação do SUS”, informou o secretário.

O secretário de Estado de Saúde reafirmou na abertura da conferência o compromisso que o Estado tem com os princípios e diretrizes constitucionais do SUS e ainda elencou os avanços alcançados nos últimos anos na implementação da política da interiorização das ações de saúde e serviços. “Na gestão Maggi a meta para a Saúde pública é a de levar aos cidadãos matogrossenses serviços de saúde mais próximos de suas moradias e regiões. Nesse sentido o Estado avançou na implementação de serviços como oncologia, tratamento renal substitutivo, transplantes, garantia de acesso a leitos de UTI´s, além da ofertas de serviços descentralizados de coleta de sangue, reabilitação, saúde bucal entre tantos outros serviços assegurados aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse o secretário.

Presente na abertura da VI Conferência, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior ressaltou que as conferências que estão sendo realizadas em todo o país nas instâncias estaduais e municipais enfrentam um novo desafio, que é o de discutir qualidade de vida e promoção à saúde e não pensando somente na medicina curativa. “Os gestores da Saúde pública vivem seus problemas imediatos na garantia de medicamentos e serviços essenciais da média e alta complexidade, ficando limitados aos problemas pontuais. Agora é hora de discutirmos financiamentos e ações da atenção primária visando garantir a resolutividade na estruturação nas redes de atenção a saúde e implementá-las dentro da nova visão que é hoje a nossa sociedade e que gera grandes necessidades. O tema qualidade de vida é o grande desafio das conferências e a efetivação do direito humano a saúde levando em consideração a sociedade e padrões de desenvolvimento”, destacou o presidente.

Maria Natividade Gomes da Silva, representando o Ministério da Saúde na gestão estratégica disse que o Ministério da saúde está inserido nesse processo de discussão e reformulação da política, de planejamento, de cofinanciamento, de desenvolvimento de Recursos Humanos, e é um momento de avaliação do SUS no âmbito dos três entes federados.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, saudou a todos os participantes entre os presentes prefeitos, secretários municipais de Saúde, delegados, conselheiros, servidores da Saúde do Estado, observadores, representantes da sociedade civil organizada, e desejou um bom aproveitamento dos trabalhos e que as discussões sirvam de subsídios para a construção do SUS que desejamos e queremos e o mais importante, afiançou a participação dos conselheiros e delegados como o marco importante do controle social na gestão do SUS.

A VI Conferência Estadual de Saúde tem a seguinte programação para o dia de hoje (08.10):

8hs- Início da discussão da aprovação do Regimento Interno da Conferência Estadual.

10hs às 11hs- Apresentação do Eixo Temático I, cujo tema é “Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento”. A apresentação será feita pelos palestrantes Marcos Henrique Machado, ex-secretário de Saúde e Promotor de Justiça, e Wanderley Pignatti, médico e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

11 à 12h30- Sessão de debates, presidida pelo professor da UFMT, Luis Augusto Passos, sobre o tema de apresentação do Eixo Temático I.

14h30 - Início da leitura do relatório consolidado das Conferências Municipais do Eixo Temático I e após a discussão e aprovação das propostas na plenária da Conferência.

18h - Encerramento com apresentação cultural





Fonte: SES

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203751/visualizar/