Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 06:27

    Imprimir


O vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid al-Maktoum, anunciou hoje a criação de um organismo que destinará US$ 10 bilhões para o combate ao analfabetismo no Oriente Médio, segundo um comunicado.

A iniciativa, a de maior porte econômico dirigida ao sistema educacional na região, foi anunciada enquanto é realizado, no Mar Morto, o Fórum Econômico Mundial do G11, formado pelos países de renda média.

A fundação, com o mesmo nome do alto funcionário árabe, tem o objetivo de "abrir as portas para as próximas gerações de líderes da região, para que alcancem o mesmo nível de educação do resto do mundo", acrescenta a nota oficial.

"A missão da fundação é investir em conhecimento e em desenvolvimento humano, centrando-nos em pesquisa e educação, e promovendo a igualdade de oportunidades para o crescimento pessoal e o sucesso de nossos jovens", afirmou o vice-presidente em seu discurso.

Maktoum destacou a necessidade de dissipar a distância entre a educação nos países árabes e no mundo desenvolvido.

"O analfabetismo continua sendo flagrante em nossas comunidades e freia o crescimento e o progresso da região", acrescentou.

O também primeiro-ministro ressaltou que o mundo árabe só destina 0,02% do Produto Interno Bruto (PIB) à pesquisa científica, enquanto esse número se situa entre 2,5% e 5% nos países com melhores condições econômicas.

Maktoum disse que a fundação terá sua sede nos Emirados e que começará a desenvolver programas concretos no final deste ano.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226340/visualizar/