Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 06 de Abril de 2007 às 15:24

    Imprimir


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa Arca das Letras, entregará 430 bibliotecas rurais em 20 estados no mês de abril. As bibliotecas beneficiarão 42 mil famílias de trabalhadores rurais. Elas serão instaladas em Projetos de Assentamento (PAs), comunidades quilombolas, de agricultores familiares e do Crédito Fundiário.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), em parceria com as Delegacias Federais do MDA nos estados e os ministérios da Educação (MEC); da Justiça (MJ); de Minas e Energia (MME), por meio do programa Luz para Todos; e da Cultura (Minc). Há participação também do Banco do Brasil - Projeto BB Fome Zero.

A coordenação do programa prevê que, até o final do ano, serão entregues duas mil novas arcas em todo o País. De 2003 até março deste ano, foram entregues 3.009 bibliotecas rurais e distribuidos 670 mil livros em 821 municípios.

Formação de leitores

De acordo com a coordenadora do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, as bibliotecas contribuem para o desenvolvimento da educação, do trabalho e da cultura nos locais onde são instaladas. Os acervos tem livros contendo obras de conteúdo técnico e literárias.

A coordenadora também considera fundamental o envolvimento dos agentes de leitura na orientação e na captação dos leitores para ampliar os índices de leitura das comunidades. Entre as técnicas de trabalho desses voluntários, estão a prática de rodas de leitura, leitura coletiva e contadores de história.

Cleide explica que, em algumas comunidades, surgem outros métodos. "Em algumas localidades, os agentes colocam os livros numa sacola e vão ao encontro dos leitores. Se uma moradora da comunidade é doceira, na sacola oferecida a ela são colocados, junto com obras técnicas sobre fabricação de doces, romances e contos", exemplifica. A coordenadora do Arca das Letras considera que, dessa forma, os agentes conseguem formar hábitos de leitura diversificados, naturalmente, a partir de seus interesses específicos.

Acervo diversificado

Criado em 2003, o Programa Arca das Letras é desenvolvido para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos. Cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores a serem capacitados como agentes de leitura pelo MDA.

Os acervos têm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, meio ambiente, agricultura e didáticos para pesquisa escolar. Eles são montados com títulos adquiridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e também oriundos de doações.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233455/visualizar/