Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 06 de Abril de 2007 às 11:44

    Imprimir


Será lançada no dia 09 de abril a Campanha Estadual de intensificação de vacinação anti-rábica animal para dez municípios abrangendo as cidades de fronteira internacional e para aqueles municípios que não conseguiram atingir uma cobertura vacinal acima de 80% na campanha anterior. Segundo o coordenador de Vigilância de Saúde Ambiental, Oberdan Lira o Estado faz essa vacinação de intensificação para que no mês de setembro, quando ocorre a Campanha Nacional de Vacinação, os municípios que não atingiram cobertura total consigam reduzir os riscos de ocorrências de casos de raiva humana e felina em Mato Grosso

A vacinação inicia no dia 09 de abril e vai até o dia 28 de maio. A campanha tem como meta vacinar 233.974 animais, sendo 194.980 cães e 38.994 gatos nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Porto Esperidião, Comodoro, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Primavera do Leste, Jaciara e Rondonópolis. Serão disponibilizadas 257.400 doses da vacina.

O Estado orienta esses municípios adotarem a estratégia de vacinação de casa a casa, postos fixos e volantes, podendo a execução ser feita de acordo com as condições locais. Para esta campanha, já foram disponibilizados recursos financeiros e que tem a contrapartida do Estado. Além do apoio logístico e disponibilização de veículos para área rural. Os municípios ainda recebem as vacinas, atestado vacinal, seringas e agulhas descartáveis, cartazes, folders e mapas para registro dos vacinados. De acordo com Oberdan Lira, o último caso registrado de raiva humana no Estado foi no ano de 2001. Em dezembro de 2006 e fevereiro de 2007 o Estado teve registros de raiva canina no município de Várzea Grande. No ano de 2006 foram diagnosticados laboratorialmente em Mato Grosso 115 casos de raiva bovina e eqüina sendo que nesses casos a doença foi transmitida pelo morcego vampiro ou hematófago.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/233473/visualizar/