Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Fevereiro de 2007 às 13:59

    Imprimir


O número de casos de dengue em Rondonópolis caiu mais de 98% no início desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2006, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 51 pessoas tiveram dengue e houve 285 notificações. No mesmo mês desse ano o número caiu bastante, pois foi confirmado apenas um caso da doença e 12 notificações.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica do Município, enfermeira Magda Rosa de Lima avalia que a redução dos casos de dengue em Rondonópolis ocorreu graças à conscientização da população e aos mutirões contra a dengue realizados continuamente pela Vigilância Ambiental do município desde o ano passado.

Magda comenta que a participação das pessoas é essencial para o controle da epidemia. “Se a população não ajudar, os mutirões não vão surtir efeito. Por isso, é preciso um trabalho conjunto e que todos estejam vigilantes”.

Para que o número de casos continue baixo, é preciso que os moradores tomem alguns cuidados básicos como: não deixar água parada colocando areia nos vasos de plantas, as garrafas em desuso devem ficar de boca para baixo, cobrir os pneus que não estão sendo utilizados, não deixar água parada em vasilhas, nas calhas e outros recipientes e manter o quintal limpo.

“As orientações contra o Aedes aegypti são repassadas semanalmente à população pelos agentes ambientais de saúde, que entregam panfletos ilustrativos aos moradores, ao mesmo tempo que vistoriam suas residências”, informou a responsável pela Vigilância Ambiental do município, Zélia Vasconcelos.

Além das dicas contra o mosquito, os profissionais da saúde alertam para os sintomas da doença e em orientam a população a procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de suspeita.

O médico da Secretaria Municipal de Saúde, José Spilla Neto, explica que os sintomas da dengue são: dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor nos músculos, nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza e em alguns casos, sangramentos na gengiva e dor no nariz. “O doente pode não apresentar todos os sintomas de uma só vez, mas deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa o mais rápido possível pois assim o tratamento é mais fácil e eficiente” , frisou.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/240367/visualizar/