Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 06:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde, orienta a população no que determina a Resolução 360 de 23 de dezembro de 2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de que sejam declarados nos rótulos ou embalagens dos alimentos industrializados a quantidade de gordura trans presente. A gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência à Saúde (Geppas) da Ses, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, informou que gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial. O valor de gordura trans deve ser declarado em gramas presentes por porção do alimento. A recomendação é que não se consuma mais de duas (2) gramas de gordura trans por dia.

“O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura trans pode fazer mal para a saúde, pois pode causar o aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim (LDL) e redução dos níveis de colesterol bom (HDL). Com o aumento do colesterol, pode acontecer a obstrução dos vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares”, informou a gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência à Saúde (Geppas) da Ses, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos.

Segundo Maria da Penha, gorduras trans estão presentes principalmente nos produtos industrializados, como salgadinhos de pacotes, biscoitos recheados, massas de bolos, tortas, sorvetes, margarinas, pipoca de microondas, além de vários itens de alimentos de fast food como batata frita e nuggets, embora alguns alimentos de origem animal como a carne e o leite possuam pequenas quantidades dessa gordura. Além disso, é importante que as pessoas fiquem atentas às informações nutricionais contidas nos rótulos.

“A gordura trans é usada para dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos”, disse Maria da Penha. “Vale lembrar que este componente alimentar não tem VD (valor diário de referência), o que significa que quanto menos consumí-lo, melhor para nossa saúde. O ideal é não consumir nada. Atualmente já é possível encontrar nos supermercados alguns produtos livres de gordura trans”.

Por isso a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) sempre atenta para a importância da alimentação saudável na manutenção da saúde e qualidade de vida da população orienta sobre o consumo de gorduras trans e seus reflexos no organismo. Recomenda-se que as pessoas observem os rótulos dos alimentos para verificar quais são ou não ricos em gorduras trans e, assim, poderem optar pelos produtos com baixo teor ou livres deste tipo de gordura, ou seja os mais saudáveis.





Fonte: Assessoria-SES/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243117/visualizar/