Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 13:41

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, anunciou a abertura de mais um serviço de referencia em benefício aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na dispensação de medicamentos excepcionais a base de Retinóides, no cumprimento aos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “O serviço visa garantir o acesso igualitário a todos os usuários que necessitam desses medicamentos. O serviço passa a regular a demanda pelos medicamentos Isotretinoina, usado para combater a acne severa, e a Acitretina, usado para pacientes com psoríase, agilizando assim o processo de dispensação desses medicamentos”, disse Augustinho Moro.

O Serviço de Referencia em Dermatologia e Avaliação de Tratamento com Retinóides funcionará no Centro Estadual de Referência em Media e Alta Complexidade (Cermac) que fará o tratamento, e a avaliação médica sobre a necessidade ou não de prescrição desses medicamentos, seguindo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

O cumprimento desse critério visa proteger a saúde do usuário uma vez que estes medicamentos são de controle especial, por exigência do Ministério da Saúde, e que podem causar reações adversas e que quem utilizá-los deve ter o acompanhamento de exames laboratoriais, radiológicos, além da avaliação oftalmológica. É de responsabilidade do Estado notificar casos suspeitos de adventos adversos relacionados ao uso de Retinóides.

A mulher grávida nunca deve usar esses medicamentos uma vez que possui advertências quanto ao risco de graves defeitos na face, nas orelhas, no coração e no sistema nervoso do feto.

A diretora do Centro Estadual de Referencia em Média e Alta Complexidade, Conceição Villa, disse que o Serviço de Referencia em Dermatologia no tratamento com Retinóides vai melhorar em muito o conforto e a segurança da aquisição dos medicamentos à base desse principio ativo. “Atendendo aos princípios de equidade e universalidade que regem o Sistema Único de Saúde, a instalação do Serviço de Referencia em Dermatologia e Avaliação de Tratamento com Retinóides vai promover a observância do principio de economicidade das ações na aquisição desses medicamentos e na sua dispensação resultando na melhor qualidade do atendimento aos usuários que precisam deles”, afirmou Conceição.

O novo serviço estabelece um novo fluxo para a aquisição dos medicamentos e avaliação do tratamento com Retinóides. O usuário que precisa do tratamento com remédios à base desse princípio químico, pela primeira vez, terá essa necessidade definida numa consulta nas unidades da rede básica de Saúde com um clínico geral, um pediatra ou um dermatologista. Daí a Central de Regulação do SUS agendará uma consulta no Serviço de Referencia em Dermatologia, no Cermac, quando se realizará uma avaliação que decidirá se o usuário necessita do tratamento à base de retinóides ou não. Se ele precisar do medicamento será encaminhado, imediatamente, para a Coordenadoria de Atendimento e Entrega de Medicamentos ao Usuário (Coaemu) onde será iniciado o processo para que ele receba o medicamento com mais agilidade.

Os usuários que já estiverem se tratando com o medicamento Acitretina serão encaminhados, pela Coaemu, à Central de Agendamento do Cermac que realizará, no Serviço de Referencia em Dermatologia, uma reavaliação da situação desse paciente para decidir se ele necessita continuar usando o medicamento ou não.

Já os que estiverem em tratamento com o uso do medicamento Isotretinoina e já estão cadastrados na Coaemu irão continuar a receber o medicamento até o término do tratamento, que geralmente dura de três a seis meses, sem necessidade de avaliação pelo serviço de referencia em dermatologia do Cermac.

O novo fluxo estabelecido pelo Serviço de Referencia em Dermatologia vai refletir no funcionamento da Coordenadoria de Atendimento e Entrega de Medicamentos ao Usuário e à Farmácia de Alto Custo, que também funcionam no Cermac. A coordenadora da Farmácia de Alto Custo, Tatiana Miotto, observou que o novo serviço é uma grande conquista para a Saúde do Estado. “Representa respeito ao usuário, garantindo a qualidade do atendimento visto que serão recebidos por profissionais treinados e capacitados para o serviço. Também vai informar ao paciente de que existe um lugar de referencia onde ele pode recorrer em caso de qualquer dúvida sobre o seu tratamento uma vez que o serviço terá, no mínimo, cinco médicos dermatologistas para atendimento diário”, comentou.

A gerente da Farmácia de Alto Custo, Luciana Boscorato, lembrou que a abertura do novo serviço é uma prova de que a Saúde do Estado se atualiza constantemente no atendimento ao usuário do SUS. “O Serviço de Referencia em Dermatologia atende a uma sugestão dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde e vai aumentar a qualidade do atendimento ao mesmo tempo em que protege de forma específica a saúde do usuário do SUS. A avaliação clínica realizada pelos médicos do novo Serviço poderá até indicar outros medicamentos, com menos risco à saúde do usuário, para o tratamento que ele precisa”, explicou Luciana.

Os usuários que procurarem o novo serviço serão submetidos a exames e acompanhamento periódicos conforme protocolos clínicos preconizados pelo Ministério da Saúde para o Serviço de Referencia em Dermatologia e Avaliação e Tratamento com Retinóides.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/245958/visualizar/