Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 09 de Janeiro de 2007 às 06:21

    Imprimir


Pesquisadores americanos calcularam a taxa de lesões entre surfistas de competição e descobriram que elas são mais baixas do que as ocorridas entre jogadores amadores de futebol ou de basquete. O estudo, realizado por membros do Hospital de Rhode Island e da Escola Médica Brown, foi publicada na edição de janeiro do periódico American Journal of Sports Medicine.

Os cientistas concluíram que o surfe competitivo apresenta risco relativamente baixo de lesões - 6,6 ferimentos significativos a cada mil horas de atividade - em relação a outros esportes com dados comparáveis disponíveis, segundo o coordenador do estudo, Andrew Nathanson, do Centro de Prevenção a Lesões do Hospital de Rhode Island.

De acordo com a Agência Fapesp, os pesquisadores coletaram dados sobre lesões em 32 competições de surfe ao redor do mundo, tanto profissionais quanto amadoras. Foram documentados detalhes sobre os ferimentos ocorridos durante as competições, assim como o tamanho das ondas, mecanismo de lesão e tratamento. Lesões "consideráveis" foram qualificadas como as que impediam o paciente de surfar por um ou mais dias, que resultaram em hospitalização ou que requeriam pontos no local.

Distenções e cortes Torções e distensões nas extremidades baixas, particularmente nos joelhos, foram os episódios relatados com mais freqüência. Segundo os autores do estudo, a explicação está nas viradas agressivas e manobras aéreas, que rendem muitos pontos nas competições, mas que, aparentemente, forçam demasiadamente o joelho do atleta.

Estudos anteriores realizados pela equipe mostraram que, no surfe recreativo, os cortes e contusões eram as lesões mais comuns - as mesmas que ficaram em segundo lugar entre os surfistas competidores. Na maior parte, os ferimentos foram causados por contato entre surfista e prancha.

Os cortes são mais comuns no surfe recreativo, de acordo com os pesquisadores, porque durante as competições o ambiente é mais controlado, com um número limitado de surfistas na água. Além disso, o nível técnico dos surfistas de competição é maior. A pesquisa indica que o surfe em grandes ondas dobra o risco de lesões. O surfe nas praias com fundo de areia também se mostrou bem menos propício às lesões do que em praias com fundo coberto por corais ou rochas




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/249806/visualizar/