Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 01 de Janeiro de 2007 às 14:03

    Imprimir


Desde que foi implantado, em 2004, com o objetivo de promover a conscientização ambiental, o Programa de Educação Ambiental (PrEA) vem colhendo muitos frutos. O exemplo disso vem com o Projeto “1º Grito Ecológico do Lago Azul” realizado por cinco Escolas Estaduais do município de Araputanga (345 km a Oeste de Cuiabá).

O projeto, que contou com a participação de 300 pessoas, entre alunos, professores e comunidade do município, teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do meio ambiente. Dentre as ações realizadas, por meio deste projeto, está o processo de reflorestamento das margens do córrego da garrucha, localizada dentro do município, onde foram plantadas várias espécies de árvores.

Conforme a professora Conceição Aparecida Barbosa Moraes, a idéia de desenvolver o trabalho surgiu a partir do encontro de formação do PrEA, realizado, em 2006, no município de Cáceres. “Eu e outros colegas participamos da ‘Oficina para jovens: Com Vida e Coletivo Jovem’, onde recebemos orientações sobre como formar um grupo para trabalhar o tema em nossa comunidade. A partir daí criamos o nosso próprio grupo ‘Jovens com Vida’ que passou a se reunir e trabalhar em defesa do meio ambiente”, contou Conceição.

Desta forma, ao implantar o PrEA, a Seduc visou entre outros: promover a sustentabilidade do Estado, alicerçada em processos educativos que contemplem a justiça social e a proteção ambiental. Este programa integra a estratégia de governo Escola Atrativa e, com ele, o Estado fez um investimento de quase R$ 900 mil em formações continuadas para mais 17 mil professores da rede estadual e dos 141 municípios.

Entre as ações do PrEA, também está o projeto Tom do Pantanal. Por meio dele, os professores da região do Pantanal também passaram por uma formação continuada de educação ambiental e musical voltada para beneficiar os alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Tom Jobim, a empresa Furnas e as Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Cultura (Sec).

Além dessas ações, o programa de Educação Ambiental da Seduc proporcionou ajuda na realização das Conferências Estudantis, realizadas por todos os Estados e a Conferência Nacional Infanto-Juvenil, que visam ampliar a discussão pelo Meio Ambiente.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251276/visualizar/