Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 22:23

    Imprimir


O Ministério da Educação apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana uma proposta para expandir a oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) nos próximos quatro anos.

A meta atual é chegar a oferta de 500 mil bolsas ofertadas até o final de 2010, mas o Ministério avalia ser possível aumentar esse número em 200 mil. Uma das propostas é redistribuir o dinheiro disponível no programa de financiamento estudantil (Fies) para o Prouni.

A procura pelo Fies tem caído de maneira drástica por conta do alto custo do financiamento e da preferência pelo Prouni. Além do Fies financiar somente 50% da dívida com a instituição de ensino superior, o aluno que tiver bolsa parcial do Prouni pode recorrer ao Fies para pagar 25% do total restante da mensalidade, fazendo um financiamento casado.

O estudante tem ainda, com o Prouni, maior possibilidade de ter o total de sua dívida subsidiada. Cerca de dois terços das bolsas são integrais. Para o primeiro semestre de 2007, o Prouni abriu quase 109 mil vagas, das quais 43,4 mil parciais e 65,3 mil totais. Estima-se que chegue em 150 mil no segundo semestre do ano que vem. Neste ano, foram abertas 138,6 mil bolsas, das quais 91,6 no primeiro semestre e 47 mil no segundo.

Para o Fies, o governo projetava uma demanda de 200 mil bolsas e o número não chegou a 100 mil. "A oferta tem sido maior que a procura, tem dinheiro que está disponível e não é usado", disse Haddad.

Os recursos realocados no Prouni seriam para aumentar o número do financiamento integral concedido pelo programa o que abriria uma oportunidade. “As instituições poderiam aumentar o número de bolsas parciais, como contrapartida”, disse o ministro.

A decisão sobre a redistribuição dos recursos caberá ao presidente. O Ministério da Educação preparou durante este mês um documento abrangente para ser apresentado a Lula. O plano de metas para os próximos quatro anos inclui desde iniciativas para alfabetização, acesso à educação superior, até pós-graduação.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251511/visualizar/