Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 08:02

    Imprimir


A atividade física e, em particular, fazer as tarefas domésticas contribui para reduzir o risco de contrair câncer de mama em mulheres de todas as idades, segundo um estudo divulgado hoje no Reino Unido. A pesquisa, patrocinada parcialmente pelo Cancer Research UK, acompanhou 218.160 mulheres de nove países europeus durante 6,4 anos, ao longo dos quais 3.423 delas desenvolveram câncer.

Embora até agora se soubesse do efeito benéfico da atividade física nas mulheres na menopausa, este é o primeiro estudo que inclui um amplo número de mulheres que ainda não chegaram nesse período. Ao analisar os dados das participantes do experimento, de idades entre 20 e 80 anos, os especialistas constataram que o câncer tendia a se desenvolver aos 47,6 anos em média no caso das mulheres antes da menopausa, e aos 65,6 anos nas mulheres mais velhas.

Os pesquisadores analisaram o efeito de atividades como o trabalho, as tarefas domésticas e o lazer no desenvolvimento da doença. Todas estas ações combinadas reduziam o risco de contrair câncer de mama nas mulheres que já estavam na menopausa, mas, por outro lado, não foi detectado um impacto claro no caso das mais jovens.

No entanto, os pesquisadores descobriram que fazer trabalhos domésticos regularmente contribuía para reduzir "significativamente" o risco de câncer em ambos os casos. "Neste amplo grupo de mulheres, o aumento da atividade física não ocupacional e, em particular, o do trabalho doméstico, foi associado significativamente a um risco reduzido de câncer de mama, independente de outros fatores de risco", afirmam os especialistas em artigo a ser publicado em janeiro na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention.

Estes resultados reforçam a tese que o exercício ajuda a prevenir o câncer de mama, explicam os especialistas. Além disso, trazem provas adicionais de que "as formas moderadas de atividade física, como as tarefas domésticas, podem ser mais importantes na redução do risco de câncer nas mulheres européias do que modalidades de exercício recreativo mais intenso, mas menos freqüente", acrescentam.

A doutora Lesley Walker, do Cancer Research UK, lembrou que atualmente sabe-se que as mulheres que mantêm um peso adequado têm menos risco de contrair câncer de mama. "Este estudo mostra que ser ativo fisicamente também ajuda a reduzir esse risco, e que algo tão simples e barato como as tarefas domésticas pode contribuir" para isso, disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/251692/visualizar/