Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Março de 2013 às 18:55

    Imprimir


O primeiro vestibular de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop e Rondonópolis deve ser feito em novembro deste ano, através do ENEM/SISU, única forma de acesso às universidades federais, onde candidatos de todo país concorrem em situação de igualdade. O campus sinopense deve ter 60 vagas e, o de Rondonópolis, 40.  O cronograma do ENEM 2013 ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgue o edital do Exame na primeira quinzena de maio. A aplicação das provas deve acontecer no inicio de novembro. A informação foi dada hoje, pelo deputado Nilson Leitão, líder da Minoria na Câmara, que esteve em audiência no Ministério da Educação com a reitora. Maria Lucia Cavalli Neder,

O parlamentar informou, através da assessoria, que em agosto haverá concurso público para a contratação de professores e funcionários e a aula inaugural, deve acontecer no mais tardar em abril de 2014.

O Programa Nacional de Educação Médica foi criado através da portaria, nº 109, assinada no dia 5 de junho de 2012 e publicada no Diário Oficial da União três dias depois. Através dele, foram criadas 2.415 novas vagas para medicina em todo país.

A formação dos novos profissionais deve corrigir o déficit na relação de médicos por cada mil habitantes em diversas regiões do país, sobretudo em cidades pequenas, afastadas dos grandes centros. Em nível nacional, segundo levantamento de fevereiro último, há dois médicos por cada mil, numero acima do considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de um profissional para cada grupo de mil habitantes. Em Mato Grosso, há 1,1 médicos para cada mil habitantes.

Leitão lembrou que a inclusão de Sinop no programa de expansão dos cursos foi uma luta que iniciou em 2011, 60 dias após tomar posse na Câmara, quando requereu e realizou audiência pública para discutir com a sociedade e comunidade acadêmica a necessidade do curso como forma de ampliar a estrutura da universidade e qualificar mão de obra para atendimento local e regional.

De posse de dados que balizavam a escolha de Sinop, Leitão apresentou ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, a indicação nº 1558 na qual pedia a criação da faculdade. Nos meses seguintes participou de uma série de reuniões com a equipe técnica do ministério, com a reitora, Maria Lucia Cavalli Neder e o pró-reitor, Marco Antonio Araújo, do campus sinopense. "Ficamos felizes em poder informar à nossa comunidade que o tão sonhado curso de medicina na UFMT já tem data para acontecer. É a coroação de um esforço coletivo, nas não o fim da luta. Uma vez que o curso esteja em andamento, vamos continuar brigando para que a universidade tenha condições de oferecer um curso à altura do que a comunidade deseja; uma qualificação por excelência".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25360/visualizar/