Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 13:25

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inicia amanhã, 16/12, a formação de mais 400 alunos em nível de pós-graduação, em todo o Centro-Oeste. Trata-se do curso de MBA Desenvolvimento Regional Sustentável, na modalidade a distância, realizado por meio de consórcio do qual participam a Universidade de Brasília (UnB), a USP, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), para capacitação de técnicos do Banco do Brasil em todo o País.

A UFMT é responsável por 20 praças, entre as quais Belém e Santarém, no Pará; São Luiz e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia (GO), Piracicaba (SP) e, em Mato Grosso, Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Com exceção de Cuiabá, cuja capital a aula inaugural foi dia 25 de novembro, os demais pólos terão aulas inaugurais nesse sábado.

´´É um projeto que deve se desdobrar ao longo de dois anos, com a produção de monografias nessa área, além de proporcionar a professores de economia e a estudantes do mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional conhecerem outras realidades, quando dos encontros presenciais``, diz o coordenador da especialização, professor José Manuel Marta.

O curso utiliza o método da Plataforma USP-Inepad com adoção de recursos de informática, vídeoaulas e textos previamente preparados. As aulas começam em janeiro e os encontros presenciais ocorrem nos finais de semana. Alunos do mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional e profissionais selecionados, com título de especialista, atuam como tutores.

Professor desse curso de mestrado, doutor em Planejamento Energético, Manuel Marta explica que o curso é baseado no conceito de desenvolvimento que de preocupa com a sustentabilidade futura, nos termos aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo primeiro documento – Nosso Futuro Comum – foi assinado em 1984, consolidado na Rio 92 e, mais recentemente, na Agenda 21.

O Banco do Brasil tem interesse nesse conceito como estratégia de negócios e apoio financeiro a grupos como de assentados, de economia solidária e organizações urbanas, dentro de um conceito moderno de reduzir a exclusão social através da organização dessas populações e de uma visão de desenvolvimento sustentável. ´´O curso tem papel nessa perspectiva``, conclui o coordenador. A vice-coordenação é do professor Dirceu Grasel, também do mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, doutor em Engenharia de Produção.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254083/visualizar/