Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Março de 2013 às 14:37
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Os bons números e resultados obtidos na educação do município de Nortelândia acabam de fazer com que a cidade seja contemplada com kit’s de lousa digital, o que certamente provocará mais mudanças no método de ensino aprendizagem desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

 
 
A ferramenta tem o propósito de levar tecnologias de informação e comunicação (TIC) às salas de aula das escolas públicas do país, e é um programa do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), implantado com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 
 
Em Nortelândia as primeiras escolas a receberem o equipamento são as Escolas Estaduais Profª. “Idalina de Farias”, Desembargador “Olegário Moreira de Barros” e “Emanuel Pinheiro”.

 
 
O kit de Lousa Digital é composto pelos seguintes itens:

 
 
·         01 receptor bluetooth com emparelhamento automático;

 
·         01 transmissor bluetooth com emparelhamento automático;
 
 
·         02 canetas digitais com alça para punho;
 
 
·    20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição;
 
 
·         01 cabo USB para carga das canetas digitais;
 
 
·         01 cabo USB para carga do receptor;
 
 
·         05 suportes metálicos para fixação do receptor;
 
 
·         10 faixas adesivas para fixação;
 
 
·         01 DVD de instalação;
 
 
·         01 Guia rápido de instalação (impresso).

 
 
 No quadro negro, as imagens se movimentam com o toque das mãos. Nas tradicionais carteiras, além de cadernos e lápis, as crianças podem acessar a internet.  A cena que parece ser de um filme de ficção científica está mais real do que se imagina. Essas e várias outras tecnologias já estão sendo utilizadas em escolas brasileiras, e também será aplicada no município de Nortelândia.
 
 

Um exemplo de programa que pode ser utilizado na lousa digital é o software em três dimensões. Com ele, os professores podem elaborar aulas interativas, revelando o interior de uma célula, o relevo de um mapa, ou até mesmo os músculos do corpo humano. Basta, por exemplo, tocar o dedo na tela para o sistema solar aparecer e se movimentar.

 
 
 A assessora pedagógica Vera Lúcia coloca que essa ferramenta irá permitir que os alunos deem “vida aos conhecimentos”. “Assuntos antes tratados de maneira menos interativa, irão fazer com que os alunos se sintam parte deles, como coautores”, explica.

 
 
 A gestora da pasta da Educação do município Marlene Júlia, ressalta que a próxima revolução não será de conteúdo nem da forma de apresentá-lo, mas, sim, da maneira como o corpo humano irá interagir com a tecnologia, lembrando que a secretaria está acompanhando toda evolução tecnológica.

 
 
 “A lousa Interativa Digital surge nesse contexto como uma ferramenta que amplia o acesso aos objetos de aprendizagem, possibilitando que os mesmos sejam apresentados por meios diversificados permitindo maior interatividade entre professores e alunos na busca do conhecimento" frisou Marlene.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/25713/visualizar/