Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 25 de Novembro de 2006 às 09:22

    Imprimir


As unidades de saúde de Rondonópolis estarão intensificando a coleta de preventivo do câncer do colo do útero entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, das 7 às 17 horas. A campanha está sendo realizada em alusão aos dias Mundial de Luta Contra o Câncer (21) e Nacional de Combate ao Câncer (27) e é promovida pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da campanha é desenvolver ações de prevenção em saúde, de intervenção sobre fatores de risco e detecção precoce da doença. O secretário Municipal de Saúde, Fábio Cardozo explica que a intensificação das atividades é uma das maneiras utilizada pela Secretaria para conseguir atingir seu público-alvo. Segundo ele, com as ações contínuas de prevenção consegue-se atingir maior número de pessoas e conscientizá-las dos fatores de risco de câncer e ao mesmo tempo estimular e motivar à adoção de hábitos saudáveis.

O público-alvo para realizar os exames são as mulheres sexualmente ativas entre 35 e 49 anos, mulheres sexualmente ativas com mais de 2 anos de coito que não realizaram exames, fumantes, com histórico de DSTs, que iniciou coito precoce e multiplicidade de parceiros, desnutrição e multiplicidade de parceiros, desnutrição e imunocompetência, fatores genéticos, mulheres com o exame alterado e que engravidam e contraceptivos de alta dose para mulheres com o exame alterado.

As mulheres devem procurar o médico da unidade de saúde uma vez ao ano para a coleta do material do exame Papanicolau. É importante procurar o médico, pois o câncer não apresenta sintomas em fazes iniciais. Só é possível descobrir cedo a doença através do Papanicolau, disse a Drª Christina Alvarenga, que ministrou palestra aos profissionais da saúde no ano passado.

Neste ano, a programação da campanha compreende ainda palestras no dia 27 deste mês, prevenção, detecção e tratamento de câncer voltadas aos profissionais das unidades de saúde. Com isso, os profissionais da área receberão novas informações sobre os temas, permitindo maior estruturação e expansão da rede especializada de diagnóstico e tratamento do câncer. As palestras terão início a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Participarão de uma mesa redonda o médico oncologista, José Spila Neto, o mastologista, Renato Menegaz, a ginecologista, Cristina Alvarenga, o urologista, Fernando Borges Ribeiro, a dermatologista, Rosangela Bertozzo e o gastroenterologista, João Paulo Lopes Neto.

Em 2005 os temas abordados na palestra foram: incidência da doença, noções sobre o HPV, população alvo a ser investida, causas de rastreamento inadequado, normatização para coleta, barreiras encontradas para o controle, periodicidade do exame, abordagem sobre a citologia e DSTs associadas e barreiras encontradas no controle do câncer. Para a coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Elizita Sodré o evento foi muito importante para os profissionais da saúde que estão em contato direto com a população e auxiliam no controle da doença no município. Ela acredita que este ano repetirá o sucesso da campanha do ano passado.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258426/visualizar/