Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 14:59

    Imprimir


A prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade ) começou sob protesto em Belém. Os estudantes do comitê de boicote ao exame iniciaram o piquete por volta das 11h30, na escola José Alves Maia, onde se concentram os representantes do DCE da Universidade Federal do Pará. Até às 12h30, já havia registro de que cinco pessoas foram impedidas de entrar na escola para fazer a prova porque estavam atrasadas. Em Belém, a prova começou às 12 horas para coincidir com o horário de Brasília.

Segundo a representante do comitê, Fernanda Bandeira, uma das pessoas que não conseguiu entrar é uma mulher que está grávida. A mulher teria se atrasado cinco minutos. Os estudantes também denunciaram a tentativa de prisão de um representante do movimento estudantil, que queria entrar na escola José Alves Maia. O CIOP (Centro Integrado de Operações) informou que a PM não efetuou nenhuma prisão no local e que está agindo para garantir a ordem na escola.

Os estudantes estão em frente à escola com carro-som e fazem a distribuição de adesivos, em que dão nota zero ao Enade. A orientação do movimento é que os estudantes entrem na escola e assinem a lista de provas. 'Queremos apenas que eles assinem a lista e entreguem a prova em branco, já que isso é obrigatório e não fazer a prova', disse Fernanda. Ela classificou o Enade como uma prova 'autoritária', já que o discente que optar pelo não-comparecimento, fica impedido de receber o diploma de graduação.

A prova começou às 12 horas (horário local). O Enade é feito por alunos ingressantes (que já fizeram até 22% do curso) e concluintes (com mais de 80% de créditos). Do total de participantes, 94,7% fazem parte da amostra selecionada pelo MEC (Ministério da Educação). Os outros escolhidos são estudantes que faltaram a outras edições do exame e não podem ficar sem fazer a prova.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/261160/visualizar/