Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 19:11
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Vinte e oito alunos, que são integrantes do projeto Aplauso das Escolas “Pedro Alberto Tayano” (Estadual), “Décio Burali” (Municipal), ambas de Tangará da Serra e “Jaime Veríssimo de Campos Júnior - Jaiminho” (Estadual), de Várzea Grande, conheceram na manhã desta quarta-feira (18.10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Os estudantes, que foram recebidos pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, cumprem agenda de um intercâmbio estudantil do projeto Aplauso, criado para atender crianças com dificuldades de aprendizagem e diminuir a evasão e a repetência. No roteiro, eles ainda realizaram passeios pelos pontos turísticos da capital e atividades de lazer e oficinas.

Os estudantes estiveram acompanhados de 12 professores, representando as duas escolas, e ainda, dois coordenadores do projeto no município de Tangará da serra. “Os alunos sempre tiveram muita curiosidade em conhecer a Seduc, quando souberam da visita, ficaram muito felizes”, observou a coordenadora do projeto na escola “Décio Burali”, . “Esta é uma oportunidade para eles conhecerem o lugar que deu origem ao projeto Aplauso, pois é aqui, da Seduc, que iniciam todo o processo da educação em Mato Grosso. Isso desperta o interesse deles”, acrescentou.

A Secretária Ana Carla ressaltou a importância que a Seduc dá para a ação, pois desde que foi implantado já recuperou vários alunos que estavam em situação de risco e abandono escolar. “Nós sabemos que a criança precisa de uma ocupação e de um atrativo para permanecer na escola e o projeto proporciona isso”, disse ela, informando que os resultados obtidos estão sendo cada vez mais positivos.

Conforme explica a coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Tangará, Roseli Sommer, o principal objetivo do intercâmbio é proporcionar a troca de experiências entre os alunos e, conseqüentemente conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto em outras escolas. “Além de conhecer colegas que também participam do Aplauso, eles adoraram visitar alguns lugares importantes de Cuiabá, como o Sesc Arsenal, o Museu do Rio e o zoológico”, ressaltou.

Adrieli Cristina Gutyahr, 13 anos, destacou que adora participar das atividades, como teatro, dança, pintura e artesanato. “A maioria dos alunos que participam ficam mais ativos e desinibidos. Eu estou tendo oportunidade de fazer intercâmbio com outros municípios e interagir com outras pessoas, isso é muito legal”, disse a aluna escola da PedroTayano, que participa há três no projeto.

O intercâmbio foi realizado nos dias 17 e 18 de outubro e os alunos ficaram alojados na escola “Jaiminho”. Além dos passeios em pontos turísticos, os alunos também participaram de oficinas (leitura, jogos, bonecos), dinâmica de grupo, atividades de lazer na quadra e na piscina e de uma noite cultural.

Ao final da visita, Ana Carla lembrou que em 2007 a Seduc, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, implantará dois novos programas educacionais em Mato Grosso: “Se Liga” e “Acelera Brasil”, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e aumentar a permanência do aluno na escola. “O programa vai atender crianças do Ensino Fundamental que têm dois anos ou mais de distorção idade/série, sendo 50% da rede estadual e 50% da rede municipal, tudo isso com materiais didáticos e pedagógicos específicos”, informou.

Projeto Aplauso

O projeto foi implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em 2004, com o objetivo de auxiliar no processo ensino-aprendizado dos alunos que possuem história de abandono, reprovação, dificuldades na aprendizagem e riscos educacionais. Os alunos recebem atendimento integral, onde participam de oficinas pedagógicas, culturais, artísticas, esportivas, além de aulas de reforço escolar. Todas essas ações, são desenvolvidas extra-classe, visando incentivar a permanência do aluno na escola

Atualmente, o Aplauso atende 105 municípios e mais de 50 mil alunos das escolas públicas, por meio de celebração de convênios entre a Seduc, prefeituras municipais e escolas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/267287/visualizar/