Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 14 de Outubro de 2006 às 17:33

    Imprimir


O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece curso de especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos.

O curso é coordenado pelo Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania (NIEVCI), e financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, e tem a colaboração da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp/MT).

O objetivo é a formação de lideranças culturais e gestores. São 50 vagas, sendo 40 destinadas para as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, e dez para a comunidade em geral.

O curso é voltado para profissionais de nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro. Os candidatos interessados devem se dirigir ao Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania, bloco do Casarão, 1º piso das 8h às 13h e das 14h às 17h, munidos com os seguintes documentos: fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso de graduação; fotocópia da documentação pessoal, uma fotografia 3x4 recente, memorial descritivo e anteprojeto dentro das linhas de pesquisas: problema das políticas e da segurança pública no Brasil; sociedade, poder e cultura no Brasil; e direitos humanos e segurança pública.

O resultado da primeira etapa do processo de seleção será divulgado no dia 31 de outubro. As entrevistas com os candidatos serão realizadas no período de seis a dez de novembro no NIECVI. O resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de novembro. O início das aulas está previsto para o dia 20 de novembro no ICHS, bloco A. A carga horária é de 380 horas/aula.

Entre as disciplinas que serão trabalhadas estão: formação sócio-econômica do Brasil e de Mato Grosso: relações inter-étnicas e conflitos raciais e sociais; estudos antropológicos da cultura brasileira e mato-grossense: diversidade sócio-cultural, processo de migração, urbanização e violências; crises sociais e as novas conflitualidades: família, escola, igreja, trabalho, relações de gênero, racismo e homofobia; violências na sociedade brasileira e mato-grossense; políticas públicas, administração e gestão da segurança pública; criminologia, sistema penal e direitos humanos; justiça, segurança pública e penas alternativas; ofício de Polícia, ética profissional e direitos humanos; cultura policial, modelos de policiamento e instituição policial; e gestão integrada em segurança pública e direitos humanos, dentre outros. É necessário apresentação de monografia no final do curso.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/268546/visualizar/