Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 11 de Outubro de 2006 às 19:34
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A professora de História, Suely Maria Pires, é um exemplo, simples e puro, de expressão de amor a uma comunidade.

Ela está sempre presente na vida das pessoas que moram no Distrito de Nova Galiléia (Rondonópolis – 210 km de Cuiabá), educando, ensinando e ajudando na formação das crianças como cidadãos e profissionais para o mercado de trabalho. Já são mais de 10 anos dedicados à educação.

Orgulhosa por ter concluído o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual “07 de Setembro”, onde fez Magistério, a professora se licenciou em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Hoje, é especialista em Educação Ambiental e transformou as aulas que dá aos da 5ª a 8ª série, com projetos e inovações pedagógicas.

“Manter a criança na escola, resgatar a auto-estima e o interesse delas, não é nada fácil. Por isso, busquei novas didáticas que podem melhorar o aprendizado, adaptando aulas diferenciadas pra que elas assimilem melhor o conteúdo aplicado, ou seja, o que fizemos foi dar uma outra dimensão às aulas”, disse a professora.

Para dinamizar as aulas, Suely trabalha com recursos áudio visuais. “Sempre loco fitas de vídeos com filmes e documentários que falem sobre o conteúdo aplicado, como por exemplo; as grandes guerras, o Holocausto e o conflito histórico entre palestinos e israelenses. Logo após debatemos o assunto”, explica.

Durante as aulas de matemática a Mestre utiliza as pedras de dominó para trabalhar com raciocínio lógico dos alunos. “É importante que você exercite sempre o raciocínio da criança. A gente percebe que os jogos têm facilitado o desenvolvimento dos alunos durante as provas, eles estão mais ágeis”, define.

Localizado a 45 km de Rondonópolis, o Distrito de Nova Galiléia é uma pequena vila, composta por cerca de 200 casas. Com o grande êxodo rural dos últimos tempos, muitos abandonaram suas casas e levaram seus filhos para cidade, em busca de uma expectativa de vida melhor para a família. Com isso, a escola perdeu alunos e o Ensino Médio foi extinto.

“Pra gente foi uma perda muito grande, porque agora nossas crianças têm que se deslocar para concluir o Ensino Médio em escolas de Rondonópolis, e com isso acabam ficando por lá”, salienta.

A professora exerce uma dupla jornada. Mãe de dois filhos, Bruno Pires Cardoso, de 13 anos, e Ariel Vinicius Pires Cardoso, de seis anos, ela é esposa de Cícero Cardoso de Souza. Suely Maria Pires acredita que só a educação pode mudar o destino de muitas famílias.

E finaliza dizendo que ensinar nos dias atuais é uma missão divina. “Além de concorrer com os meios de comunicação e a drogas, ainda temos que desperta o interesse do aluno pela disciplina. Mas fico feliz em saber que o meu trabalho já ajudou muita gente a se formar grandes cidadãos”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/269116/visualizar/