Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 13:38
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Cerca de 60 profissionais da Educação, entre professores, coordenadores, assessores pedagógicos e professores de laboratórios de informática, que lecionam nas escolas estaduais organizadas em Ciclo de Formação Humana, de Cuiabá e Várzea Grande, participaram nos dias 2 e 3 de setembro do curso “Sentipensar”. O objetivo do evento foi de unir a formação dos profissionais em tecnologia na educação com uma proposta de ensino pensando na vida e na paz.

A formação desses educadores foi realizada pelo Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação (Cefapro) - órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Cuiabá.

“Nós estamos trabalhando com fundamentos e estratégias para reencantar a educação, dando ênfase às questões sociais, biológicas, históricas, espirituais, psicológicas e culturais”, observou a pesquisadora em Educação e Transdisciplinaridade, Rosamaria de Medeiros, que ministrou o curso.

Rosamaria explica que o neologismo “Sentipensar” explica a junção de sentimento e pensamento, razão e emoção. “É um processo de desenvolvimento do aprendizado, onde procuramos incentivar a reflexão e a interpretação das ações realizadas no dia-a-dia. Isso é feito de forma que são respeitadas as diferenças e as limitações do outro”.

O “Sentipensar” está vinculado ao programa “Educando desde e para a vida”, que é coordenado pelos professores Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona e Maria Cândida Moraes e Rosamaria, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).O curso é realizado de forma semi-presencial, com carga horária de 28 horas, presencial, e 72 horas à distância.

A professora-formadora do Cefapro, Sueli de Souza Silva, informa que nas aulas das horas presenciais, os educadores recebem formação teórica, enquanto que à distância será realizada a parte prática, onde os profissionais montam os projetos para serem aplicados em sala de aula. “Os coordenadores planejam uma ação, a qual passam para os professores colocar em prática nas escolas, juntamente com os alunos”, disse.

A assessora pedagógica de Cuiabá, Erotilde dos Santos Guirra Rosa, destacou a importância do curso para os profissionais da Educação. “É um momento para repensar a nossa prática pedagógica e refletir sobre o nosso próprio eu, e ainda pensar de que forma podemos contribuir com o outro”, concluiu.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271104/visualizar/