Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 09:42
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Em uma ação conjunta o Brasil e a Espanha vão unir experiências para a erradicação do analfabetismo em Mato Grosso. Esse foi o principal assunto discutido, hoje (22.09), durante uma reunião realizada na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre o secretário de Estado de Educação em exercício, Noí Borges Scheffer, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Marta Maria Pontin Darsie e o diretor do Programa de Educação de Adultos do “Consejeria de Educação” da Embaixada da Espanha no Brasil, Andrés Gray Aznar.

Também fizeram parte da reunião, uma equipe, da Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc - Educação de Jovens e Adultos (EJA). A equipe é a responsável pelo programa Brasil/Alfabetizado no Estado, o LetrAção que já alfabetizou mais de 42 mil pessoas.

O alvo da discussão, durante a reunião, foi também o projeto de combate ao analfabetismo “Pescando Letras” voltado aos pescadores. As aulas desse projeto iniciarão em outubro para 250 pessoas de comunidades ribeirinhas dos municípios de Cáceres e Barão de Melgaço.

O secretário Noí Scheffer disse que a parceria entre os dois países é a consolidação do apoio da Embaixada ao Estado, já que os dois países são parceiros em Mato Grosso no desenvolvimento de vários projetos. “Na Espanha, existe um projeto contra o analfabetismo parecido e ele servirá de base para consolidar o de Mato Grosso”, explicou Noí.

A nova parceria se resultará na qualificação dos alfabetizadores-voluntários que irão ensinar essas 250 pessoas. Entre os dias 16 e 20 de outubro, Andrés Gray Aznar - que atualmente é consultor no Estado da Bahia e desenvolve um trabalho com a comunidade ribeirinha do Rio São Francisco – vai aplicar essa qualificação.

Durante o encontro, Andréas contou sua experiência vivida em outros trabalhos, onde envolveu comunidades ribeirinhas. “O Ministério da Educação da Espanha tem uma preocupação muito grande com os países onde o número de analfabetismo e de desistência escolar é muito grande. Por isso elaboramos um programa de apoio e assistência à Educação de Jovens e Adultos na tentativa de colaborar com a redução desse índice”, disse

Andréas informa que na Embaixada da Espanha existe uma agência de cooperação à programas de EJA e que a gestão desses programas vem funcionando por meio de parcerias com os países envolvidos. Segundo ele, esse trabalho é desenvolvido em países da América Central, em El Salvador e na República Dominicana, e está em fase de execução no Paraguai e no Peru.

Conforme explicou a secretária-adjunta Marta, a idéia da Seduc é expandir o projeto “Pescando Letras” às comunidades ribeirinhas. “Inicialmente estamos trabalhando com esses dois municípios. Mas, temos colônias de pescadores espalhadas por todo o Estado, como no Araguaia, Pantanal e Baixada Cuiabana e nossa pretensão é implantar esse projeto também nessas regiões, por isso a importância dessa parceria”, afirmou.

Também estiveram presente na reunião a superintendente de Ensino e Currículo Dolores Schusller; o superintendente-adjunto, Suelme Evangelista; o coordenador do LetrAção, Luiz Carlos Trovo; a coordenadora do Pescando Letras, Hortência Benevides; a coordenadora do Beija-flor, Carmem Lúcia Giuntini; o assessor técnico da EJA, Sávio de Brito Costa; e a professora da EJA, Marisa Soares de Lima.

Parceria

O convênio com a Embaixada da Espanha surgiu a partir da oferta da Língua Espanhola nas escolas do Estado e a implantação do Centro de Recursos Didáticos de Espanhol.”A parceria da Seduc com o Ministério da Educação da Espanha vem sustentar a importância que estamos dando para a EJA, pois nós vamos receber o apoio de quem já vivenciou e tem o conhecimento nessa modalidade de ensino”, concluiu a secretária Marta.

Tem o objetivo de divulgar a língua espanhola e a cultura da Espanha e dos países hispano-americanos, bem como dar apoio a instituições, pesquisadores, professores e estudantes de espanhol. Ele será destinado aos professores e estudantes de espanhol, qualquer instituição ou pessoa relacionada com o espanhol ou a cultura dos países hispano-americanos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273929/visualizar/