Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 07:41

    Imprimir


Uma crítica literária primorosa é a definição do trabalho da professora Célia Maria Domingues da Rocha Reis, em: “Sociedade, Erotismo e Mito: a poética temporal de Marilza Ribeiro”. O livro, que será apresentado ao público da Literamérica nesta segunda-feira pela Entrelinhas e Editora da UFMT, traz um estudo estilístico da obra de um dos maiores nomes da literatura regional.

O projeto que se propôs a analisar a obra da escritora Marilza Ribeiro nasceu na década de 1990, paralelamente ao surgimento do Gelmat, primeiro grupo de estudos sobre a literatura mato-grossense. A poética é tratada em três colunas que constituem o alicerce da obra marilzeana: social, erótico e mítico. A autora traçou um levantamento de história de vida da poeta, material que auxilia na percepção das suas características e proporciona a identificação das fases de sua produção literária.

Na avaliação da doutora em Teoria Literária pela UFRJ, professora Hilda Gomes Dutra Magalhães, o trabalho testemunha o amadurecimento da autora mato-grossense. “É o resultado de um feliz encontro entre duas profissionais de muito talento e sensibilidade: Marilza Ribeiro, uma das mais expressivas autoras mato-grossenses, lida por Célia Maria Domingues, um grande talento a favor das letras de Mato Grosso”, complementa.

Referências Célia Maria Domingues da Rocha Reis é professora da graduação de Letras do Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT e membro do Conselho Editorial da Editora da UFMT.

Marilza Ribeiro tem 71 anos, descobriu o interesse pela literatura aos 15 anos. Os primeiros trabalhos foram reflexões sociais publicadas no jornal O Estado de Mato Grosso. O talento para escrever versos foi revelado nos livros “Andanças” e “Meu Grito”, nos anos 70. É definida como uma autora versátil, densa e alegre. É uma das três autoras homenageadas na Literamérica/2006.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275235/visualizar/