Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 16:32
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Estimular a leitura através de publicações de baixo custo e qualidade editorial, e ainda, tornar mais conhecida a literatura latino-americana. Essas opiniões são consenso entre os escritores venezuelanos Carlos Noguera e Miguel Márquez, que participaram nesta tarde de sábado do Seminário Troca Letras durante a segunda edição da Literamérica 2006 – Feira Sul-americana do Livro.

A mesa da primeira rodada do semináro, coordenada pelo escritor brasileiro Floriano Martins, estudioso da literatura hispano-americana, o seminário apresentou a estudantes, professores e escritores um painel da literatura venezuelana e das publicações de escritores brasileiros naquele País.

Sobre o alto custo que onera uma publicação, o escritor Miguel Márquez falou dos incentivos que o poder público deve fornecer para incentivar a distribuição de obras que possam chegar ao povo. “Enquanto o custo for alto, e na Venezuela não é diferente, a maioria das pessoas não terá condições de acesso, de compra das obras. Os livros precisam chegar ao povo”, afirmou Márquez.

Márquez coordena na Venezuela o projeto “O Cão e a Rã”, que trabalha com a vendagem de edições de livros para classes mais carentes da sociedade venezuelana..

O editor e romancista Carlos Noguera, que preside a editora Monte Ávila, com mais de 30 anos de tradição no mercado editorial, falou das publicações brasileiras já editadas pela empresa, entre elas A Paixão segundo G. H., a primeira obras publicada em solo venezuelano com tradução para o espanhol. Noguera destacou ainda obras de renomados brasileiros como Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto e Euclides da Cunha que também foram editadas pela Monte Ávila.

“Mais do que tornar esses escritores, essas publicações conhecidas, a integração é necessária entre ambos os países”, disse ele.

Para ações de estímulo a literatura, Venezuela conta com um importante instrumento público, a Fundação Biblioteca Ayacucho, um dos grandes projetos editoriais latino-americana, que engloba obras fundamentais do pensamento e da ficção do continente. A Bilblioteca Nacional brasileira demonstrou interesse de publicar as obras da Fundação Ayacuncho.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275312/visualizar/