Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 15 de Setembro de 2006 às 14:19

    Imprimir


As populações de três bairros da periferia de Cuiabá terão uma rotina diferente durante aos finais de semana, a partir deste sábado e domingo (16 e 17). Sessão de cinema, artes plásticas, aulas de teatro, apresentação de coral, oficina de lendas cuiabanas e confecção de brinquedos regionais são algumas atividades que jovens, crianças e adultos terão à disposição das 8 às 17 horas do sábado e das 8 às 12 horas do domingo.

Tudo isso será oferecido nas escolas públicas dos bairros Pedregal (Escola Municipal Orlando Nigro), Dr. Fábio Leite (escola municipal com nome homônimo) e Jardim Independência (Escola Municipal Alzira Valladares). O Programa Abrindo Espaços da Unesco, que em Cuiabá leva o nome "Escola da Família", abre as escolas em regime de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) de Cuiabá.

Até o final de novembro serão 20 escolas públicas municipais abertas à população dos bairros que mais sofrem com a violência na capital. As escolas serão abertas gradativamente. Em 2007 serão 40 unidades no projeto."Esse programa vai propiciar novas referências a esses jovens, além de potencializar a diversidade cultural dessas comunidades. "O resultado de tudo isso, a longo prazo, é a redução dos índices de violência, principalmente entre os jovens", explicou a oficial de projetos da Unesco de Mato Grosso, Larissa Silva Freire Spinelli. De acordo com ela, as experiências obtidas em oito estados do Brasil, com o programa Abrindo Espaços, comprovam que a violência escolar e a violência no entorno das escolas diminuíram até em 50% com a metodologia do projeto.

O secretário municipal de Educação, João Pedro Valente, acredita que o projeto Escola da Família em Cuiabá fortalecerá a identidade cultural da cidade e desenvolverá o "sentimento de pertencimento" nas comunidades. "Com o passar do tempo as pessoas verão a escola como se fosse a extensão de suas casas, assim será mais fácil conservar o ambiente e o patrimônio. Acredito que, a partir de agora, a família e a escola terão uma nova relação", ressaltou Valente. De acordo com ele, o projeto terá duração de três anos e abrangerá todas as regiões de Cuiabá.

Para o especialista em Educação da Unesco-Brasil, Célio da Cunha, que estará em Cuiabá neste final de semana, o programa Abrindo Espaços é uma concepção inovadora de escola. "Ao abrir os espaços escolares para o jovem e para sua família criamos um processo educacional mais consistente, oferecemos oportunidades para ele revelar seus talentos, aliando o lúdico ao pedagógico. A escola é agência de Cultura e com esse programa, ela colabora para que os jovens se tornem adultos éticos", afirmou Cunha.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275703/visualizar/