Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 12:20
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e o secretário de Estado de Educação em exercício, Noí Borges Scheffer, abriram oficialmente na noite de ontem (11.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o "3º Educação e Saúde para um Adolescer Saudável" (Educaids) - Centro Oeste. O evento é uma promoção das Secretarias de Estado de Saúde (Ses) e Educação (Seduc), e contam com a parceria dos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC).

O secretário de Estado de Saúde disse, na abertura do evento, que “a união dos órgãos de Governo e outras entidades mostra a importância desse evento, que tem como objetivo a capacitação e elevar o nível de conscientização dos profissionais das áreas envolvidas sobre o enfrentamento da Aids. A juventude é priorizada pelo fato de torna-la multiplicadora na conscientização, no conhecimento e nas ações de níveis de prevenção da Aids. É em ações como essa que conseguimos alcançar um nível ideal de informação para que o jovem não seja uma vítima da Aids. A informação é a melhor forma de prevenção”, concluiu Moro.

Essa 3ª edição tem como principal objetivo sensibilizar os profissionais da área da Saúde e Educação para as ações de promoção e prevenção aos principais agravos que acometem a saúde dos adolescentes. “O Educaids é uma mostra de projetos e trocas de experiências que pretendem estimular todos os níveis de atenção à saúde e educação e apresentar, de forma sistematizada, atividades de rotina bem sucedidas desenvolvidos na prevenção e no combate a Aids”, ressaltou o superintendente de Atenção Integral a Saúde, Victor Rodrigues.

Como parte das novidades que marcam essa 3ª edição do Educaids, logo na abertura do encontro foi lançado o projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, ministrado pela técnica do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Maria Adrião.

O projeto tem como finalidade fazer um levantamento histórico da política intersetorial que dialoga entre os Ministérios da Saúde e da Educação sobre seu contexto e fatores de vulnerabilidade em níveis Federal, Estadual e Municipal. “Pretendemos com essas apresentações partilhar um pouco das ações positivas já alcançadas em 2006. Precisamos buscar estratégias para quebrar paradigmas, abrir novos horizontes sobre o assunto sexualidade no âmbito escolar”, disse.

Dentre as estratégias utilizadas para divulgação do projeto está a elaboração de um guia educativo para dar suporte aos Estados, Municípios e Regionais contendo toda metodologia dos eixos prioritários enfocando a saúde sexual, reprodutiva, gravidez na adolescência e prevenção as DST/Aids. “As escolas são nosso ponto focal, mas precisam ser articuladas com as unidades básicas de saúde para prestação de assistências com qualidade aos jovens que buscam pelos serviços”, ressaltou Maria Adrião.

Na segunda palestra de abertura, o representante do Ministério da Educação, Francisco Potiguara Junior, colocou um ponto fundamental em questão. Ele falou da importância do desenvolvimento de políticas intersetoriais neste século XXI colocando a Educação com um papel importante na formação desses jovens tanto social como intelectualmente, pensando em Saúde de forma integral, preventiva e com informações necessárias para se ter uma vida com melhor qualidade.

Programação Consoante com esse novo enfoque a programação do 3ª Educaids foi estruturada em 8 mesas de debates. Para esta terça-feira (12.09), a Mesa número 1 se reunirá sob o tema "Educação Preventiva". A Mesa número 2 enfocará os "Desafios da Educação e da Saúde – Saúde e Prevenção nas Escolas". O tema da "Exclusão, Vulnerabilidade e Violência" serão debatidos na Mesa número 3 ao passo que a Mesa número 4 tratará da "Identidade do Adolescente e Saúde Sexual e Reprodutiva".

Na quarta-feira (13/9) a Mesa número 5 enfocará o tema "Protagonismo Juvenil", a Mesa 6 debaterá o tema da "Vulnerabilidade, Gênero e Raça", a Mesa 7 abordará o universo da "Sexualidade na Adolescência" e a Mesa 8 orientará sobre a "Prevenção às Drogas".

Para os adolescentes, das oito escolas eleitas para receber a ação do projeto Saúde e Prevenção, foram preparadas quatro oficinas temáticas e quatro oficinas de ação que ocorrerão paralelamente à programação oficial do 3º Educaids Centro-Oeste. A primeira oficina temática será subordinada ao assunto da “Sexualidade - Quebrando mitos e tabus”. A segunda discutirá a questão da identidade adolescente sob o tema “Nem criança nem adulto: sou adolescente! Esta é minha identidade”.

A terceira oficina seguirá o tema “Drogas e Álcool – Nem todo crack é bom de bola!” enquanto a quarta oficina abordará a questão da “Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar - Ser pai ou mãe na adolescência! Qual é o barato?” As quatro oficinas de ação enfocarão a poesia, a expressão corporal, o Break e os Graffitis enquanto expressão dos sentimentos dos adolescentes. O encontro prossegue até esta quarta-feira (13.09).

Fizeram parte da mesa de abertura além dos secretários de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e de Educação, Noí Borges Scheffer, a técnica do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Maria Adrião e o representante do Ministério da Educação, Francisco Potiguara Junior, o superintendente de Atenção Integral a Saúde, Victor Rodrigues, o representante da secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, , Leal Moreira, e o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Lindomar Saragioto.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276385/visualizar/