Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 13:58
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Com mais de cem anos, o distrito Ribeirão do Cocais, localizado a 18 km de Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá) recebeu no início da noite desta quarta-feira (05.08) a conclusão da reforma geral da única escola, que serve suas crianças e as de mais quatro localidades rurais circunvizinhas: a Escola Estadual “Vereador Amarilio Gomes da Silva”.

Com a aplicação de aproximadamente R$ 269 mil, custeados pelo Estado, além da reforma geral a escola ganhou adaptação para receber Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE) e ampliação para acomodar a cozinha e o refeitório, a biblioteca e o laboratório de informática. E, de acordo com o prefeito Carlos Roberto da Costa, com o investimento a escola passou a ser a mais bem estruturada do município.

O ato de inauguração da reforma contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Noí Borges Scheffer, de boa parte dos 600 moradores do distrito, alunos e vereadores de Livramento.

Para o prefeito, a reforma de uma escola localizada na zona rural demonstra não só o respeito, mas a necessidade de se ofertar condições melhores de ensino às pessoas que moram no campo. “A reforma dará aos profissionais e alunos mais qualidade de ensino e aprendizagem. Dessa localidade já saiu personalidades importantes no cenário político mato-grossense, como por exemplo o atual secretário de Planejamento [Yênes Magalhães] e João Virgílio (procurador-geral do Estado] e queremos que nossas crianças e jovens também tenham uma oportunidade”, observou Carlos Roberto.

Jocinéia Conceição Miranda, que é ex-professora da escola e atual presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, relembrou que a primeira edificação da escola era de madeira e depois que passou a ser de alvenaria (em 1984) nunca mais tinha recebido uma reforma.

Com a reforma geral a escola ainda ganhou pisos novos de granilite, forro de PVC e reparação hidráulica e elétrica e teve os banheiros femininos e masculinos reconstruídos, sendo que cada um ganhou três box sanitários, pias de granitos e espelhos.

“Antes a gente tinha um único vaso e até brigava para ver quem usava o banheiro primeiro”, lembrou a aluna Vivian Candido de Portugal, da 2ª série. Os banheiros novos não encantaram apenas Vivian, durante a inauguração outras alunas se aglomeravam para usar principalmente o espelho do banheiro.

Já para Vilma Maria de Miranda, que tem dois filhos estudando na escola e que desistiu, no ano passado, de estudar, as novas salas – com quatro ventiladores, luminárias jogos de carteiras – trouxe a vontade de voltar à escola. “No ano que vem eu volto e termino o Ensino Médio”, garantiu ela.

“Nosso intuito é fazer com que a escola pública sirva ao anseio da comunidade. Para isso, Espero que vocês cuidem muito bem dessa escola, zelando por cada parte dela para possibilitar ao Estado cada vez mais investir em outras vertentes do setor educacional, como a formação dos profissionais”, falou o secretário Noí Scheffer.

Homenagem

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém em Nossa Senhora do Livramento seis escolas estaduais e, por ter uma característica atípica - 70% da população (de um total de 12 mil habitantes) moram no campo, apenas duas ficam na sede do município.

A Escola Estadual “Vereador Amarilio Gomes da Silva” atende 241 alunos matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das localidades rurais: “Ressaca dos Cocais”, “Campo Alegre”, “Cristal” e “Nitó”.

O nome da escola é uma homenagem ao primeiro vereador eleito pela comunidade. Amarilio nasceu em 1906 e Várzea Grande e com 16 anos se mudou para a comunidade de Ribeirão dos Cocais. Foi vereador por três mandatos e morreu aos 95 anos, em 2002.

“Ele gostava de plantar e curtir os animais, como galo e cavalo. Já na música tinha preferência pelo rasqueado. Mas, na culinária, preferia carne com osso e mandioca e arroz sem sal e a fruta que lhe dava água na boca era a manga”, relatou Adiles Gomes da Silva, um de seus 6 filhos e que ainda mora em Ribeirão dos Cocais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277222/visualizar/