Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 19:12

    Imprimir


Com um investimento de R$ 292,5 mil, o projeto Horta Pedagógica, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será ampliado para mais 112 escolas da rede estadual de ensino, incluindo algumas unidades indígenas.

A implantação das hortas nas escolas visa reforçar a alimentação de quase 131 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental em 74 municípios e também serve de suporte pedagógico para aulas em todas as áreas de conhecimento.

De acordo com o assessor de Alimentação Escolar da Seduc, Marcílio de Sousa Machado, atualmente o projeto já foi desenvolvido em 37 escolas do Estado, totalizando 149 hortas em todo o Estado. Segundo ele, a implantação da horta na escola é um ganho tanto para os alunos quanto para os professores.

“A refeição deles será mais completa e saudável, porque todas as verduras e legumes serão plantadas e colhidas pelos alunos e, posteriormente, utilizadas na preparação da merenda. Além disso, as hortas pedagógicas têm o objetivo de incrementar a alimentação escolar e proporcionar maior suporte nutricional para os alunos, bem como oferecer um laboratório pedagógico natural”, observa o assessor.

Para dar início a este processo, a Seduc está solicitando às escolas contempladas que enviem a Superintendência Adjunta de Alimentação Escolar, o Termo de Compromisso e Responsabilidade do Projeto da Horta Pedagógica. As unidades somente receberão as verbas para implantação das hortas, caso preencham o formulário do termo, que está disponível no site da Secretaria; www.seduc.mt.gov.br.

“O formulário deve ser impresso em três vias; ter todos os campos preenchidos e assinados pelo presidente do CDCE, o tesoureiro, o diretor da escola, duas testemunhas e, posteriormente, enviado à Seduc”, explica o assessor de Alimentação Escolar. Ele lembra ainda, que a escola deverá abrir uma conta bancária específica para receber o repasse. “A conta tem que ser nova, sem rastro de crédito e deverá ser aberta no Banco do Brasil”, destaca.

Assim que o Termo de Compromisso for recebido pela Seduc e publicado em Diário Oficial, as escolas receberão a visita de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), que vão orientar como proceder na criação e cultivo da horta. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (65) 613-6350 ou 613-6351.

Instrumento Pedagógico

A implantação de hortas nas escolas faz parte da política educacional do governo de Mato Grosso, por meio do projeto Vitamina, da Escola Atrativa. O projeto visa assegurar a merenda escolar em quantidade e qualidade que atinja no mínimo 15% da necessidade nutricional diária de um aluno; reduzir a evasão escolar; e criar bons hábitos alimentares.

As hortas serão integradas no currículo escolar, onde no espaço físico das hortas, os professores poderão trabalhar matérias de diversas disciplinas como, Ciências da Natureza para estudar os seres vivos, compostos orgânicos, educação ambiental entre outros.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278607/visualizar/