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Educação/Vestibular
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 14:32
Por: Nika Pereira

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Cento e setenta e cinco alunos da rede estadual serão beneficiados com o Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante. Em conjunto, as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Ciência e Tecnologia (Secitec), implantarão a partir do ano de 2007, em cinco escolas, os cursos Técnicos em Informática e Administração Rural, cada um com duração de quatro anos.

O projeto-piloto será desenvolvido em quatro municípios, nas seguintes unidades escolares: “Vitória Furlani da Riva” e “Ouro Verde”, (ambas localizadas em Alta Floresta), “Heronides Araújo” (Barra do Garças), “Maria de Fátima Gimenez” (Sinop) e “Elizabeth de Freitas Magalhães” (Rondonópolis). Este trabalho será desenvolvido com o apoio dos Centros Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotecs).

Para a implantação do Ensino Médio Integrado Profissionalizante, a Seduc formará os professores que lecionam nessas escolas até o final deste ano. Já em outubro, a equipe de Ensino Médio se reúne com esses profissionais, para discutir a metodologia dos cursos e como serão aplicados.

De acordo com a assessora técnica pedagógica, Josimar Miranda Ferreira, a idéia não é só alcançar a formação técnica como também humana como um todo. “O Estado reconhece a necessidade de implantar essa modalidade, pois entende que o Ensino Médio integrado oportuniza ao aluno além da educação formal, a sua formação geral, ou seja, para a vida. Isso é importante, porque possibilita que este aluno ingresse mais facilmente no mercado de trabalho”, acrescenta.

A política de implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante nas escolas vem sendo incentivada pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o Brasil, onde vários Estados já adotaram essa política.

Demanda

Os estudos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizados em Mato Grosso e outros oito Estados brasileiros, apontam que 54% dos alunos que concluem o Ensino Médio, são originários de famílias com renda mensal de seis salários mínimos. Desta forma, é possível concluir que, parte dos grupos sociais antes excluídos, têm agora oportunidade de continuar os estudos após o término do Ensino Fundamental.

Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que nos últimos anos o Estado apresentou intenso crescimento econômico quando comparado às outras unidades da Federação, havendo hoje boas oportunidades de emprego nos setores de comércio, serviços, turismo, saúde, agropecuária e extração vegetal.

“Por esta razão, com base nesses números e, para atender a demanda de crescimento econômica e social do Estado, é que o governo do Estado vem investindo cada vez mais no Ensino Médio Profissionalizante”, finaliza a técnica da Seduc.





Fonte: Da Assessoria

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