Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 15:15
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Suais) desenvolve atividades e ações voltadas à promoção, prevenção e assistência à saúde, defesa e desenvolvimento sócio-cultural do adolescente. “Buscamos mapear o desenvolvimento dessa fase da vida em que predomina a vontade de experimentar, conhecer e viver intensamente, cujas características de criatividade e a energia que os jovens têm, podem ser aproveitadas por meio do protagonismo juvenil, para promover seu bem estar biopsicossocial”, explicou a coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas, Áurea Assis Lambert.

Criada desde 2003 a Coordenadoria de Ações Programáticas Estratégicas, dentre suas várias atribuições, tem área técnica voltada para a saúde do adolescente com prioridade na prevenção das situações de risco como: prevenção do consumo de álcool e outras drogas, prevenção às DST/HIV, gravidez não planejada, violência sexual e outros agravos que interferem no bem estar desses jovens.

A área realiza capacitações e qualificações dos profissionais que trabalham nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e nos setores da atenção básica dos municípios do Estado para atenção integral à saúde dos adolescentes e jovens, considerando suas especificidades enquanto pessoas em processo de desenvolvimento e suas necessidades enquanto sujeitos propensos às situações de risco.

“Trabalhamos em busca da parceria e da sensibilização dos municípios para que cada regional elabore seu plano de ação voltada à saúde de adolescentes e jovens. Com a apresentação do projeto pelos municípios, o Estado subsidia-os com o kit educativo contendo folders com orientações para as ações com grupos de adolescentes, auxiliando as atividades de prevenção”, ressaltou a coordenadora.

Numa parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria de Bem Estar e Promoção Social de Várzea Grande, a Saúde do Estado desenvolve um serviço de referência às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e doméstica com todo apoio de uma equipe multidisciplinar capacitada no atendimento desses casos.

Sob este enfoque, num trabalho em conjunto com a área da Saúde da Mulher, da Assembléia Legislativa, é realizado anualmente um Seminário Estadual sobre Violência Sexual e Doméstica e cursos de capacitação para os profissionais dos Hospitais e Serviços de Referência. “Pretendemos ainda para 2006 a implantação desse serviço de referencia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Os recursos já foram enviados, só faltam alguns acertos para efetiva comprovação desse tipo de atendimento”, disse Áurea Lambert.

Em parceria com doze municípios do Estado, a Secretaria de Estado de Saúde vem estimulando a implantação do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, que será lançado no próximo dia 11 de setembro, na abertura do III Educaids da região Centro Oeste através de uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Cultura. O projeto tem como principal objetivo a prevenção das DST/HIV/Aids, uso indevido das drogas e abordagem sobre saúde sexual e reprodutiva com os adolescentes e jovens, num intercâmbio entre as unidades básicas de saúde e as escolas.

Propostas

Para o ano de 2007, também através de uma parceria com o Ministério da Saúde, o Estado está desenvolvendo um convênio com três regionais: Baixada Cuiabana, Rondonópolis e Cáceres para elaboração do Plano de Ação desses municípios e reelaboração do Plano Estadual para atenção integral a Saúde do Adolescente para os próximos três anos.

Além dessa atividade, a área da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde, participa do plano piloto desenvolvido pelo MS nas principais capitais na elaboração do cartão do adolescente. “Esse cartão irá facilitar o acompanhamento desses adolescentes tanto no seu crescimento como desenvolvimento físico e psicossocial”, completou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280722/visualizar/