Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 06:24

    Imprimir


Cientistas americanos criaram um sistema através do qual podem prever quase com certeza absoluta recaídas do câncer pulmonar após intervenções cirúrgicas. Em um relatório publicado hoje pela revista "New England Journal of Medicine", os cientistas da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, afirmam que o sistema pode salvar milhares de vidas ao permitir que sejam receitados tratamentos mais eficazes para pacientes que sofrem recaídas da doença.

Segundo números da Sociedade do Câncer dos EUA, o câncer de pulmão é o que mais causa mortes no país. A Sociedade calcula que este ano o câncer do pulmão será responsável por 162.460 mortes nos Estados Unidos, o que representa 29% de todas as mortes provocadas pela doença.

Os cientistas assinalam que seu sistema, chamado "Prognosticador Pulmonar Metagênico" procura nas células cancerígenas "maiores" material genético que se manifesta nas recaídas do câncer, com uma precisão de 90%. Ao serem detectadas, as células "maiores" são extirpadas cirurgicamente. As "menores" são tratadas através da quimioterapia.

Calcula-se que o câncer reaparece em um terço dos pacientes operados de câncer pulmonar.

Segundo Anil Potti, que dirigiu a equipe de pesquisadores, o novo teste possibilitará identificar "qual é o tratamento mais adequado a ser aplicado aos pacientes". David Harpole, outro dos pesquisadores, afirmou que "se o novo teste aumentar a sobrevivência em 5%, salvará cerca de 10 mil vidas a cada ano".




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283938/visualizar/