Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 07:20

    Imprimir


A região central de Cuiabá não possui sistema de coleta de esgoto, o que faz com que alguns bueiros da região exalem um odor semelhante ao de ovo estragado durante o dia todo. Quem passa pela área não fica imune ao mau cheiro, que é causado pela emissão de gás sulfídrico - o mesmo exalado quando o ovo entra em processo de decomposição. Para resolver o problema seria necessário a implantação de uma rede coletora, mas não há previsão para que isso seja feito. Segundo a Sanecap, apenas 48% da população de Cuiabá tem acesso a esse sistema.

Milhares de pessoas circulam diariamente pela Praça Ipiranga, que tem em seu entorno mais de seis bueiros. O mau cheiro emitido pelas chamadas “bocas de lobo” é espalhado pelo vento e chega a todos os pontos da praça. O odor causa náuseas em quem está apenas de passagem e o problema se torna mais grave para quem trabalha o dia todo na região. “Já fui embora passando mal, com muita dor de cabeça e ânsia de vômito. E mesmo quando eu não estou aqui parece que o cheiro fica impregnado no meu nariz”, disse a vendedora ambulante Célia Divina.

Célia pára seu carrinho em que vende vestidos, sapatos e perfumes próximo a uma “boca de lobo”, ao lado da praça. Segundo ela o mau cheiro não dá trégua, o que faz com que a vendedora leve todos os dias um papelão para colocar sobre o bueiro, mas a ação não tem muita eficácia.

Pelo fato do centro da Capital ser uma área muito antiga e carente de investimentos em saneamento básico, os empreendimentos da região não contam com um sistema coletor de esgoto em que podem despejar os efluentes. A legislação prevê, nesses casos, que cada produtor de dejetos se responsabilize pelo tratamento sanitário, que passa a ser feito com biodigestores. As bactérias que atuam nesse sistema liberam os gases metano e sulfídrico, responsável pelo odor que sai dos bueiros.

“Isso é normal e não é prejudicial. O único problema é o cheiro ruim. O que os empreendimentos poderiam fazer é instalar um sistema que capte esses gases antes deles serem emitidos, o que demanda investimento. No momento não há nada que possa ser feito”, afirmou o engenheiro sanitarista da Sanecap, João Batista Xavier.

O problema do mau cheiro atinge outros pontos da Capital. Na rua ao lado do Tribunal Regional do Trabalho, localizado na avenida do CPA, o odor incomoda até quem passa rapidamente de carro. Apesar de ser uma área com alguns empreendimentos nobres, lá também não há ainda rede de coleta de esgoto. Nos bairros do entorno do Parque Mãe Bonifácia a situação se repete. Quem vai até lá pode sentir o odor desagradável do esgoto, que acaba sendo despejado nos Córregos que entram no Parque.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284479/visualizar/