Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 14:16

    Imprimir


Mais de 200 professores que lecionam a disciplina de Língua Espanhola na rede estadual de ensino participam durante toda esta semana, em Cuiabá, de uma formação continuada. Trata-se de dois cursos: o “3º Encontro de Língua Espanhola”, desenvolvido em parceria com a Embaixada da Espanha, e o “1º Curso de Formação em Língua Espanhola para professores de municípios de Fronteira e Fronteiriços”.

As qualificações, que iniciaram hoje (07.08) no Centro de Eventos Pantanal, têm a finalidade de fortalecer o ensino da Língua Espanhola nas escolas estaduais de Mato Grosso. Tendo em vista este objetivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ampliou as vagas para a qualificação de professores que trabalham com esta disciplina.

“Visando a cumprir a Lei Federal número 11.161, em agosto de 2005, estamos realizando uma série de ações para implantar a Língua Espanhola nas escolas estaduais. Uma delas é a parceria com a Embaixada da Espanha, na qual já ofertávamos uma formação. Agora, abrimos mais um curso para os professores que ficam na zona de fronteira”, disse a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, durante a abertura do evento.

A Lei Federal número 11.161 obriga as escolas a ofertar, até 2010, a disciplina de Língua Espanhola no Ensino Médio. Desde 2004, Mato Grosso trabalha em conjunto com a Embaixada da Espanha na qualificação de professores. Contudo, destaca ela, ainda existe um déficit de profissionais nessa área. “A grande maioria de professores de Língua Estrangeira é de Inglês e de pedagogos. Essas qualificações vêm para que nossos alunos tenham educação de competências”, observa.

Das 637 escolas estaduais de Mato Grosso, 331 oferecem Ensino Médio e, dessas, 89 possuem a disciplina de Língua Espanhola na grade curricular. Para atender a essa clientela, a Seduc têm no quadro funcional 150 profissionais, sendo 60 efetivos. Além dos alunos de Ensino Médio, a Seduc ainda atende o Ensino Fundamental.

Troca de experiência

Também participam das qualificações professores que fazem parte do quadro funcional da Seduc, mas não são habilitados na área. Esses professores farão o “1º Curso de Formação em Língua Espanhola para professores de municípios de Fronteira e Fronteiriços”, aplicados por multiplicadores especialistas da Seduc, qualificados na Espanha.

Já os professores habilitados darão continuidade à qualificação que é ofertada desde o ano passado, em parceria coma Embaixada da Espanha. “Este é o terceiro e último módulo. Agora vamos entrar na reta final, este ano, e os professores vão conhecer um pouco mais sobre a cultura da Espanha”, disse o assessor lingüístico da Embaixada da Espanha, Juan Fernandes Garcia.

Juan e mais os adidos culturais da Espanha, Ana Maria Lopez, Antoni Lluch Andréz e Luis Fernando Valdivia, são os responsáveis pela qualificação, que prossegue até sexta-feira (11.08). No total, serão 40h de curso.

A expectativa da professora Dionéia Teles Funaro é de que o curso possibilitará novos subsídios metodológicos para trabalhar em sala de aula. “Os professores de Língua Espanhola procuram se atualizar e o Estado tem correspondido a essa expectativa, oferecendo qualificações como esta. Agora, vamos trocar experiências com os colegas e aplicar os novos conhecimentos metodológicos em sala”, concluiu a professora.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284677/visualizar/