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Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 14:41
Por: Soraia Ferreira

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Dando continuidade aos trabalhos do 1º Encontro Regional dos Centros de Formação e Atualização (Cefapros), que iniciou ontem (29) e termina nesta sexta-feira (30), em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá), os 140 participantes discutiram a implementação de novas ações para o fortalecimento das escolas organizadas em Ciclo de Formação Humana da rede estadual de Educação.

Aos professores-formadores dos Cefapros, que são os responsáveis pela disseminação da política de formação continuada no Estado, a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Darsie, e a consultora da Seduc, Jorcelina Fernandes, pediram que fosse feito um levantamento sobre a situação real e a opção a qual sistema de ensino optaram as 637 escolas estaduais para funcionar em 2006: seriado ou ciclado.

De acordo com a secretária-adjunta da Seduc, algumas escolas estaduais organizaram a oferta do ensino em ciclos, para os anos iniciais - e, em série, para os anos finais do Ensino Fundamental. “Têm escolas trabalhando em sistema misto. E isso é prejudicial ao aluno e fere os fundamentos pedagógicos”, afirmou Marta. “Essa prática é inadmissível e a Seduc não vai aceitar”.

Para a consultora Jorcelina, muitos profissionais da Educação criticam o sistema ciclado e não o implementam por desconhecerem a sua concepção. “Porque são questões teóricas e práticas que devem ser reordenadas enquanto construção de uma nova cultura escolar na perspectiva de uma educação inclusiva”, disse ela.

Segundo Jorcelina, esse novo sistema requer estudos contínuos das equipes das escolas para uma compreensão mais adequada e o enfrentamento de questões como a mudança pedagógica no interior da escola.

A escola organizada em Ciclo de Formação Humana, explica a consultora Jorcelina, tem como princípio fundamental a formação do aluno na perspectiva das fases do desenvolvimento humano: criança, pré-adolescência e adolescência. “Ela respeita o tempo de aprendizagem da criança”, defende a consultora.

Na escola ciclada, o aluno é avaliado de acordo com o seu desempenho diário, com trabalhos de campo e relatórios, e não por meio de provas. Em 2005, mais da metade das escolas estaduais de Mato Grosso se organizou em ciclo.

Aplicação

O diretor do Cefapro de Diamantino, Cezar Spindola, diz que em sua região os profissionais já tomaram conciência do novo sistema e todas as escolas que ofertam o Ensino Fundamental já estão organizadas em ciclos e que os resultados apresentados pelos alunos são excelentes.

“A principal vantagem das escolas organizadas em ciclo é a flexibilização do trabalho pedagógico: deslocando o foco dos conteúdos e o direcionando ao aluno. Com isso, possibilitamos a essas crianças estudos ulteriores”. O Cefapro de Diamantino atende 38 escolas estaduais de 11 municípios do Médio-Norte e, de acordo com o diretor, o sucesso do sistema aplicado na rede estadual despertou o interesse das redes municipais da região. “Todas os municípios da região estão implantando os ciclos em suas escolas, já atendendo dessa forma a legislação do Ensino Fundamental dos 9 anos”, afirmou.

Ainda durante o encontro, os dirigentes da Seduc pediram que os professores-formadores dessem especial atenção à implantação dos nove anos nas escolas estaduais e ao fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).





Fonte: Da Assessoria

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