Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 14:17
Por: Anderson Ascendino

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde deu início a um projeto terapêutico diferenciado no tratamento aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Caps-AD, que tem o envolvimento dos familiares e unidades de saúde da rede SUS.

Para essa nova experiência a equipe multidisciplinar do Centro utiliza frases de efeitos que sugestionam a mudança de comportamento, ou seja, a cada frase empregada na terapia é estudada e avaliada pelo grupo a fim de despertar o seu significado para as tomadas de decisões, denominada como auto terapia. O objetivo final é fazer o paciente entender que o problema de dependência química só será eliminado com a força de vontade do próprio paciente e com a contribuição dos familiares e do grupo de trabalho especializado.

Esse projeto cumpre uma segunda fase, que é o de ir até as unidades de saúde e divulgar a nova proposta terapêutica a fim de buscar novas adesões .Neste final de semana as equipes do Centro e os pacientes em tratamento, estarão visitando as Unidades Básicas de Saúde e as Policlínicas da Região Sul , finalizando os trabalhos do mês de sensibilização ao combate do uso de álcool e drogas.

”Esta atividade visa ampliar e divulgar o trabalho que vem sendo realizado por esta unidade substitutiva de saúde. A proposta do projeto terapêutico é estimular a autonomia do cidadão, levando o paciente a questionar seu potencial individual e sua capacidade de escolher novos papéis para sua vida, e acima de tudo a sensibilização para a nova metodologia do trabalho”, disse a gerente da unidade Débora Blanco Canavarros.

Segundo Débora Canavarros, as unidades visitadas receberão camisetas, material informativo, e um calendário de trabalho propondo encontros para discutir o novo programa e seus resultados. A interatividade que queremos estabelecer é a formação de um laço sócio-cultural em torno do problema da dependência química e as formas de tratamento que proporcionam a inclusão social e cidadania. “ O uso da camiseta tem o significado da integração das pessoas que lutam contra a dependência química”, disse ela.

No mês de Agosto um novo passo será dado ao projeto. Haverá uma ampla discussão envolvendo os setores ligados a área para implementação e divulgação dos resultados. O Centro trabalha atualmente com a seguinte frase “Começamos tentando mudar de perspectivas: em lugar de enxergar só a parede em frente, contemplar um pedaço que seja de paisagem. Passar de vítima a autor de si mesmo”, Lya Luft.

CAPS-AD –

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas, tem como objetivo principal promover a saúde de forma integral para fortalecer e ampliar a atenção dos serviços de saúde.

Segundo Débora Canavarros ao dar entrada no Caps-AD o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar que avalia as condições de saúde, e posteriormente é encaminhado para tratamento específico que o problema requer. “Temos uma equipe especializada em saúde mental, para atender de forma específica individualmente ou em grupo. Buscamos a melhor forma de tratamento, com o objetivo final, a recuperação e reinserção social através de atendimento especializado”, disse ela.

O CAPS-AD realiza em média 250 avaliações de pacientes por mês, sendo que hoje em tratamento encontram-se 70 pessoas, divididas entre os turnos da manhã, tarde e noite.

O Caps-AD funciona de segunda a sexta-feira, das 7hs às 21hs. O acolhimento de novos pacientes que procuram pelos serviços é feito das 7hs às 18hs, não sendo necessário agendamento para a busca do serviço ou cadastro. Maiores informações através do telefone, 3661-1801. O Caps fica situado na Rua Itaparica, esquina com a Avenida Adauto Botelho S/Nº, Bairro Vista Alegre- Coxipó- Cuiabá MT.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291812/visualizar/