Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Junho de 2006 às 14:01

    Imprimir


Até os cinco anos de idade, crianças não são capazes de controlar sua respiração da maneira requerida para que sejam aplicados testes convencionais.

Pesquisadores do Institute of Child Health da University College London e do Great Ormond St Hospital desenvolveram um método que pode detectar disfunções em crianças pequenas mesmo quando elas não apresentam sintomas.

A técnica foi apresentada em um evento organizado pela British Lung Foundation.

Uma grande porcentagem de visitas ao pediatra se deve a problemas respiratórios.

Mas para avaliar a severidade e a natureza de disfunções respiratórias em crianças com menos de cinco anos, os médicos têm de se basear em exames externos do tórax e relatos de sintomas feitos pelos pais.

Máscara

A nova técnica, chamada Multiple Breath Washout, requer simplesmente que a criança respire calmamente, por 10 ou 15 minutos, usando uma máscara enquanto assiste ao seu vídeo favorito.

A coordenadora do projeto, Janet Stocks, testou o novo método em 40 crianças com idade pré-escolar que sofriam de fibrose cística e também em outras 40 crianças saudáveis.

O teste detectou anormalidade em 73% das crianças com fibrose cística, embora muitas delas não estivessem apresentando sintomas no período.

Crianças com pulmões saudáveis apresentaram resultados normais.

Embora os experimentos iniciais tenham sido feitos em crianças com fibrose cística, os pesquisadores dizem que a técnica pode ser usada também para detectar outros problemas pulmonares, como asma e doenças crônicas em crianças nascidas prematuramente.

"Isso significa que doenças pulmonares podem ser detectadas antes do aparecimento de sintomas", disse Stocks.

Como resultado, "as crianças podem ser tratadas antes que haja danos irreversíveis no pulmão".

"Podemos também fazer avaliações contínuas do crescimento e desenvolvimento pulmonar desde a infância, o que nos dará informações valiosas sobre a evolução da doença pulmonar e o efeito de diferentes tipos de medicamentos", acrescentou Stocks.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295203/visualizar/