Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 03:20
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


Os secretários de Estado de Educação de todo o país, ou seus representantes, conheceram nesta quinta-feira (08.06) um pouco mais sobre o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Eles assistiram uma palestra do representante do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.

A exposição do representante do Inep faz parte da programação da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece em Cuiabá, no hotel Deville, até esta sexta-feira (09.06).

De acordo com Fernandes, a idéia do Ministério da Educação (MEC) é fortalecer o exame neste ano, buscando parcerias e adesões em todos os Estados da Federação. As provas de certificação do Encceja deverão acontecer em novembro de 2006.

O Encceja é um instrumento de avaliação para aferição de competências e habilidades de jovens e adultos com o objetivo de certificação em nível do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Este tipo de exame é bem diferente do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que tem apenas caráter avaliativo e não certificador.

“Não devemos confundir o Encceja com o Enem. O primeiro além de avaliar ele certifica, já o Enem apenas avalia. O que temos que fazer é tornar o Encceja mais conhecido e regular, para que assim consigamos atingir o máximo de pessoas possíveis, já que os exames de massa para certificação estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”, destaca o representante do Inep.

Em sua explanação, Fernandes ainda falou sobre a demanda em potencial de alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Em todo o Brasil, existem mais de 30,8 milhões de pessoas que têm acima de 15 anos e não completaram sequer o Ensino Fundamental. Outros 14,1 milhões jovens e adultos não concluíram o Ensino Médio. Consolidar o Encceja é uma das melhores formas para levar justiça educacional para essa população”, finalizou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/295965/visualizar/