Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 19:40
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A partir de manhã (08) a atenção do país estará voltada para Mato Grosso no que diz respeito ao setor educacional e, mais especificamente, à oferta do ensino aos estudantes que moram na zona rural. É que o Estado vai sediar, paralelamente à 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed/2006), o Seminário Nacional de Educação do Campo.

A abertura dos eventos será feita pelo governador Blairo Maggi, pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, pelo presidente do Consed e secretário de Educação de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, e pelo secretário de Educação Básica do Ministério de Educação (Secad/Mec), Francisco das Chagas Fernandes.

Os encontros acontecerão no Hotel Deville, em Cuiabá. A solenidade de abertura será às 8h30 e os eventos prosseguem até a sexta-feira (09), com a presença dos 26 secretários de Educação do país e o do Distrito Federal e de representantes de vários segmentos ligados à Educação do Campo.

A programação é específica para cada evento. Os secretários vão se reunir com o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Reynaldo Fernandes, para analisar a proposta de criação de um Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Enceja). Em pauta, ainda estará o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais (Fundeb).

“A proposta de Emenda Constitucional que cria o Fundeb está em pauta no plenário do Senado Federal, tendo sua apreciação sobrestada por medidas provisórias”, explicou a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso, Ana Carla Muniz.

Os secretários também vão discutir um plano emergencial de assistência financeira da União aos Estados e Municípios em 2006 e a elaboração de agendas comuns, em especial com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Educação do Campo

O seminário trará para o Estado o quadro atual da Educação do Campo no Brasil. A programação começa com o secretário da Secad, Francisco das Chagas, que vai coordenar, a partir das 9h30, o painel sobre “Os principais desafios a serem enfrentados, políticas e estratégias nacionais de ação”. A idéia é discutir temas como a valorização do magistério, proposta curricular, materiais didáticos específicos e transporte escolar.

Também participarão das discussões os representantes da sociedade civil organizada como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf), a Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (RESAB) e a VIA CAMPESINA - movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres rurais e comunidades indígenas e negras da Ásia, África, América e Europa – entre outras. Essas entidades vão apresentar experiências bem-sucedidas de Educação do Campo.

Na sexta-feira, o coordenador Geral de Educação do Campo do Mec, Antônio Munarin, apresentará a proposta do Plano Nacional de Formação dos Profissionais da Educação do Campo.

No final do evento, os participantes aprovarão a "Carta de Mato Grosso", um termo de compromisso por uma política nacional, estadual e municipal de Educação do Campo.

Realização

O Seminário é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (CONSED), do Ministério da Educação (MEC) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em parceria com a Secretaria de Educação de Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/296190/visualizar/