MT tem o maior índice de índios com o terceiro Grau completo do país
"É um passo importante para a autonomia e a autodeterminação dos povos indígenas", disse Dante de Oliveira, lembrando que a maioria dos índios formandos nos cursos de Ciências Sociais, Línguas, Artes e Literatura e Ciências da Matemática e da Natureza são oriundos do projeto Tucum, que formou, em 2001, a primeira turma de professores indígenas em nível de ensino fundamental.
O projeto Tucum transformou-se em referência nacional e internacional e acabou evoluindo para o 3º Grau Indígena. Todo o projeto de formação de professores indígenas respeita o calendário natural das diferentes etnias, valoriza e preserva suas línguas, cultura, modo de vida e conhecimentos artísticos e científicos.
Os professores formados pelo 3º Grau Indígena estão comprometidos com a educação de suas comunidades, lecionam nas aldeias e produzem todo o material didático bilíngüe.
Dos 186 professores índios que se formam hoje, 20 são de outros 11 Estados da Federação. Os demais fazem parte das 38 etnias que vivem em 58 territórios indígenas de Mato Grosso.
Todo o processo de formação e qualificação de professores indígenas começou em 95, com a criação do Conselho de Educação Escolar Indígena.
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