Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 14:16

    Imprimir


Uma epidemia de sarampo afetou 20% dos 270 integrantes da tribo Jarawa, no remoto arquipélago indiano de Andaman, próximo à Tailândia, informa hoje a agência de notícias UPI. Cerca de 50 crianças e vários adultos dos Jarawa desenvolveram a doença. A epidemia põe em perigo uma tribo praticamente dizimada, que já chegou a ter cinco mil membros.

Os médicos estão preocupados porque a tribo, de 50 mil anos de idade, a menos que a doença seja controlada, está gravemente ameaçada.

Samir Acharya, da Sociedade Ecológica de Andaman e Nicobar, afirmou que, embora ainda não se tenham registrado mortes, epidemias como esta exterminaram tribos inteiras no passado.

Os arquipélagos de Nicobar e Andaman são habitados por cinco tribos. Uma delas, a dos Grande Andamaneses, que também já teve cinco mil membros e hoje em dia tem apenas 41, quase desapareceu no século XIX por causa da mesma epidemia.

Todos os habitantes de uma ilha e metade da outra morreram doentes de sarampo.

Em 1999, 109 jarawas contraíram sarampo, mas as autoridades indianas se recusaram a admitir o fato. Só o fizeram quando médicos que viajaram ao local denunciaram a situação.

A progressiva invasão de colonos indianos nas ilhas ameaça cada vez mais a subsistência destas tribos. A população local não está preparada para a introdução de doenças, a construção de estradas e o consumo do álcool.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300519/visualizar/