Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 06 de Maio de 2006 às 09:18
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Todas as unidades da Federação devem ser contempladas com, pelo menos, um pólo de atendimento presencial ao aluno pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esta é a expectativa do Ministério da Educação (MEC), que iniciou a análise das 407 propostas recebidas de estados e prefeituras e das 213 propostas das universidades e dos centros federais de educação tecnológica (Cefets).

A coordenadora-geral da UAB, Maria Medianeira, diz que o número pode mudar. "Nesta sexta-feira, 5, chegaram propostas de pólos municipais encaminhadas e carimbadas com data de 13 de abril. Devido a distância, a demora da correspondência faz com que cada dia tenhamos novidades", afirma. O total de projetos recebidos não significa que sejam 407 municípios beneficiados. Maria destaca que muitas propostas de um único proponente, como uma universidade, por exemplo, envolvem mais de uma região. "Cada pólo atende a uma microrregião, com vários municípios. Há projetos que representam 50 municípios de sua região", conta Maria Medianeira.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) pretende oferecer cursos de licenciatura a distância de matemática, física, química, ciências biológicas, geografia, história e letras (língua portuguesa). Além disso, a Seed recebeu inscrições de 26 projetos de municípios sergipanos. Segundo a coordenação da UAB, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, ambos com 40 projetos, são os estados com maior número de projetos inscritos até agora. As propostas de municípios, estados, universidades e Cefets serão analisadas até 30 de junho próximo. A previsão do início dos cursos é para março de 2007.

Internet - A UAB vai oferecer cursos de ensino superior gratuitos a distância. O aluno poderá estudar pela internet e outras mídias. A UAB começa a funcionar em junho, com o curso de administração, e vai atender dez mil alunos. Em 2007, a expectativa é que o número cresça para 100 mil.

O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, diz que a proposta é criar pólos de apoio presencial apresentados por municípios e estados, que gerenciarão cursos com modelo pedagógico elaborado pelas universidades. "O pólo municipal fica com a parte administrativa e as instituições, com a acadêmica", explicou. O sistema UAB é formado por uma rede de articulação entre municípios e instituições federais de ensino destinada a oferecer cursos de graduação, principalmente em regiões sem acesso à educação superior.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302710/visualizar/