Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 11:28
Por: tania rauber

    Imprimir


Os dezessete estudantes que participaram da 2ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, voltam a Mato Grosso com a missão de cuidar do ambiente onde vivem. Essa missão foi definida com a construção da Carta das Responsabilidades. A carta foi elaborada pelas 700 crianças, com idade entre 11 e 14 anos, durante a Conferência que foi realizada em Brasília, entre os dias 23 e 28 de abril.

A carta foi entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, no dia 27 de abril, e destaca os principais compromissos das crianças e adolescentes com o meio ambiente. Um dos principais compromissos delas é sensibilizar as pessoas a compartilharem as responsabilidades, mobilizando todo país para os grandes desafios Sócio-ambientais.

Para a gerente do Programa de Educação Ambiental (PrEA), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Débora Pedrotti, a participação das crianças na conferência foi muito proveitosa. “Esse foi um momento único na vida dessas crianças, que participaram diretamente na construção da Carta das Responsabilidades. Isso demonstra o valor dos jovens na sociedade e da sua importância para a proteção e valorização do meio ambiente”, disse Débora.

Durante o evento, promovido pelos Ministérios da Educação (Mec) e do Meio Ambiente (MMA), os alunos participaram de oficinas onde foram divulgadas as responsabilidades construídas nas escolas onde estudam. A Carta das Responsabilidades foi preparada em diversos formatos: em linguagem de rádio, jornal, publicidade e hip-hop.

Uma das delegadas representantes de Mato Grosso, a aluna Bororo, Veralina Iwarare Eimegerago, do município de General Carneiro, declara que ficou encantada com tudo o que viveu durante os seis dias de encontro. “Foi um momento muito especial. Adorei a oportunidade de poder falar sobre a minha etnia, sobre o meu povo, os meus costumes e também aprender sobre as outras crianças, essa é uma oportunidade que poucas pessoas têm”, relatou Veralina.

Antes de entregar a carta ao Presidente, os jovens fizeram uma caminhada na Esplanada dos Ministérios - da sede do Ministério do Meio Ambiente até o Palácio do Planalto. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, acompanhou o grupo durante o percurso.

Danilo Borba Ferreira, outro aluno que representou o Estado, relata que a participação na conferência foi uma experiência nova. “As minhas atitudes em relação ao meio ambiente mudarão muito. Aprendi, por exemplo, a importância de se reciclar e substituir os produtos descartáveis pelos reciclados. Os meus materiais escolares já são todos reciclados”, contou o aluno.

Para a estudante Fabíola Furtado dos Santos ter participado da Conferência foi mais que uma experiência nova, foi o momento de aprender mais sobre o meio ambiente e a necessidade de preservação e conscientização. “A Carta das Responsabilidades me ajudou a ter consciência da proteção do meio ambiente. Eu vejo a importância da reciclagem até mesmo nas pequenas coisas e na hora de escovar os dentes eu não deixo a torneira aberta, procuro sempre economizar a água”, finalizou Fabíola.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303152/visualizar/