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Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 23:00
Por: Sandra Costa

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Traçar políticas e definir parâmetros para a avaliação do Ensino Superior no Brasil. Com esse objetivo, o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso realizou, entre os dias 18 a 20 deste mês, o Seminário de Avaliação da Educação Superior. Cerca de 70 pessoas, entre elas conselheiros de 22 estados brasileiros, participaram do evento que ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O Seminário teve como parceiros o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP/MEC), a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES); e representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Um dos assuntos discutidos no seminário foi o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), que é um projeto integrado que avalia a instituição, os cursos e os estudantes. Outros assuntos abordados foram Instrumentos de Avaliação da Educação Superior; Cadastro de Instituições de Ensino Superior e Censo da Educação Superior.

A presidente do Conselho Estadual de Mato Grosso, Alaídes Mendieta, relatou que a proposta do seminário surgiu durante o Fórum Nacional dos Conselhos. “As instituições federais são obrigadas a participar da avaliação, mas o que o Mec propõe é que todas as entidades de ensino superior façam parte do Sinaes”.

Ela ainda reconheceu que com esse seminário, as entidades matogrossenses estão tendo a oportunidade de conhecer o sistema mais a fundo. “A idéia é ultrapassar as competências da União e adentrar as instituições estaduais e municipais, fazendo com que o Sinaes tenha uma unidade”, explicou.

Na ocasião, a representante da Comissão Nacional de Avaliação Superior, Nadja Viana, afirmou que a avaliação não depende do governo, pois é uma ação de estado, já que está prevista na constituição. “O Brasil é um país multi-cultural. Avaliá-lo no que diz respeito à educação, é levar em conta a identidade e diversidade de cada região. E para promover uma avaliação que realmente contribua para a qualidade de educação, precisamos utilizar instrumentos que não tenham caráter punitivo”, justificou.

Paulo Hentz, que é presidente da Comissão da Educação Superior do Conselho Estadual de Santa Catarina (SC), foi um dos participantes que não conhecia Mato Grosso. Sobre o seminário ele relatou que além do conhecimento adquirido sobre o sistema, o evento aproxima os Conselhos. “Abrimos a discussão sobre o tema e é conhecendo a realidade de cada região que descobriremos meios para consolidar o sistema”, finalizou.





Fonte: Da Assessoria

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