Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 16 de Março de 2006 às 09:46
Por: Elaine Tortorelli

    Imprimir


Uma pesquisa aborda as personagens negras na literatura Infanto-juvenil. De autoria do professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Luiz Fernando França, a dissertação é parte do trabalho para conclusão do mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT).

Com o tema Personagens Negras na Literatura Infanto e Juvenil Brasileira: da manutenção à desconstrução de estereótipos, o trabalho teve como objetivo analisar a representação da personagem negra na literatura infantil e juvenil considerando a trajetória histórico-literário do gênero no Brasil .

Para realizar a analise o autor se apoiou em textos de várias épocas. O início se deu com a gênese da literatura infantil e juvenil com os poemas A borboleta negra,Os reis magos e Mãe Maria de Olavo Bilac . Nas demais décadas a partir de 20 até a de 50 o pesquisador utilizou vários autores como Monteiro Lobato em Reinações de Narizinho; Érico Veríssimo com as Aventuras do avião vermelho; Maria José Dupré com os livros A montanha mágica e A ilha perdida e Cazuza de autoria de Viriato Corrêa.

No período contemporâneo, Luiz Fernando escolheu as obras O menino Marron, de Ziraldo; A cor da ternura de autoria de Geni Guimarães; além de produções de Oswaldo Faustino, Aroldo Macedo, Rogério Andrade Barbosa e Ana Maria Machado.

No estudo, o pesquisador pode verificar que nas obras da primeira metade século XX existia uma conservação do estereótipo do negro . O que nas produções contemporânea é modificada. Isso se dá de acordo com a pesquisa pela influência da negritude e do próprio movimento negro. Essa obras utilizam outras formas de representação como a inserção de traços e símbolos da cultura afro-brasileira ,aspectos e mecanismos de resistência para enfrentar os preconceitos e a realidade social, a valorização da identidade afro e das diferenças culturais.

Para o autor, nesse sentido a presença do negro na literatura infantil e Juvenil brasileira participa de um processo que vai da manutenção a desconstrução de estereótipos negativos.

Luiz Fernado é professor do Departamento de Letras da Unemat , instituição onde concluiu sua graduação.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312355/visualizar/