Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 13 de Março de 2006 às 15:23
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, e o adjunto de Gestão e Agronegócios, Rodrigues Palma, se reúnem nesta terça-feira (14.03), a partir das 14 horas, na Prefeitura de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) com prefeitos de 15 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental da região Sul do Estado.

Em pauta, o levantamento das demandas das cadeias produtivas da região e discussão das leis municipais criando a estrutura unificada do consórcio. Na região, os prefeitos já decidiram alavancar o desenvolvimento das seguintes atividades econômicas: leite, seringa, mel, artesanato, frango e turismo.

Representando uma população estimada em 380 mil habitantes, participam do encontro os prefeitos de Tesouro, Campo Verde, Rondonópolis, Primavera do Leste, São Pedro da Cipa, Santo Antônio do Leste, Dom Aquino, São José do Povo, Guiratinga, Paranatinga, Poxoréo, Juscimeira, Pedra Preta, Jaciara e Itiquira.

Implantados pelo Governo do Estado em parceria com o a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), os consórcios têm como finalidade promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios de forma sustentável e diminuindo conseqüentemente as desigualdades regionais. Propõe ainda diminuir a taxa de mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo e aumentar os números de postos de trabalho e a renda da população. Outro objetivo é incrementar a arrecadação dos municípios, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

Os consórcios integram o Projeto MT Regional, que está criando mecanismos para executá-los, por iniciativa dos próprios prefeitos. Para tanto, o Governo está organizando os segmentos produtivos (urbano e rural) em associações, condomínios, cooperativas, etc. Estimula o desenvolvimento das ações de fortalecimento das cadeias produtivas e fomentar a instalação de plantas agroindústrias. Outra meta é estabelecer mecanismos eficazes de comercialização e promover capacitação e treinamento de técnicos, produtores e empresários.

Como ações de apoio à produção das cadeias produtivas definidas em cada grupo de Municípios, o Governo se propõe a oferecer assistência técnica por meio da Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), regularização fundiária executada pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), fomento ao crédito, capacitação, doação de mudas, sementes, tanques de resfriamento de leite, além de infra-estrutura (Estradas, Energia, Centrais de Comercialização).

Assegurada a produção, o Governo estimulará também a sua comercialização por meio de concessão de crédito (MT Fomento), capacitação de técnicos, produtores e empresários.

Além de Vettorato e Palma, participam da reunião o coordenador dos consórcios, Neurilan Fraga, o presidente do Intermat, Jair Mariano, e o presidente da Empaer, Aréssio Paquer.





Fonte: AssessoriaSeder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/313136/visualizar/