Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Março de 2006 às 08:30
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, lança na segunda-feira (06/03), às 9 horas, no Centro de Saúde do CPA IV, a vacinação contra o rotavírus.

A vacina passará a fazer parte do calendário de rotina e estará à disposição da população em todas as unidades de saúde de Mato Grosso. O lançamento contará com as presenças dos secretários de Estado de Saúde, Augustinho Moro, de Cuiabá, Elias Nogueira, e de técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas estadual e municipal.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Ses, Lourdes França Thomaz de Campos, a vacina é oral e a aplicação será feita em duas doses. A primeira delas em crianças de dois a três meses de vida e a segunda em crianças de quatro a cinco meses. “O lançamento da vacinação oral de rotavírus humano acontece simultaneamente em todo o país. A partir do dia 06 de março, os pais devem levar seus filhos na idade certa para receberem a primeira dose e serem imunizados contra a doença”, reforçou Lourdes de Campos.

Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 9.300 doses da vacina distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses. Do total de doses, Cuiabá recebeu 900 e Várzea Grande 500 doses. “O objetivo da vacina é proteger as crianças contra a doença, evitar hospitalização e óbitos”, disse. Vale lembrar que os pais também devem levar o cartão de vacinação para que possam atualizar possíveis vacinas em atraso.

Lourdes de Campos explica que o rotavírus é uma virose gastro-intestinal (infecção do intestino) cujos sintomas podem incluir febre, vômitos e diarréia, em diferentes graus de gravidade. A infecção é precedida por um período de incubação de 24 a 48 horas. Os principais sintomas são: febre alta, vômito e diarréia.

A diarréia pode causar desidratação, e se não for devidamente tratada, pode levar a criança a óbito. “Os pais ou responsáveis devem levar a criança até a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência para prevenção da desidratação através da terapia de reidratação oral”, disse.

O modo predominante de transmissão da doença é a via fecal-oral. Entretanto, algumas evidências sugerem que pode ocorrer transmissão da doença pelas vias respiratórias. No Estado, a Saúde orientou os municípios para que mantenham o monitoramento e vigilância da diarréia para diagnóstico laboratorial de identificação do agente etiológico da infecção.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315393/visualizar/