Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 22:36

    Imprimir


O Governo do Estado deu início hoje (09) à qualificação para todos os professores efetivos que lecionam as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Numa operação gigantesca, a formação denominada “Projeto Eterno Aprendiz” começou simultaneamente em cinco municípios-pólo do estado: Cuiabá, Sinop, Cáceres e Barra do Garças e Rondonópolis.

A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, fez a abertura no pólo de Cuiabá, juntamente com os consultores da Fundação Cesgranrio, contratada para fazer a qualificação, Rubem Klein e Nilma Fontanive. Segundo Ana Carla, o “Eterno Aprendiz” visa tanto ao fortalecimento do ensino quanto à melhoria dos indicadores da Educação, que apontam o desempenho dos estudantes de Mato Grosso abaixo da média nacional.

“Esses indicadores sempre permearam as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação. É por isso que é sempre importante preparar os profissionais da educação para influir positivamente nos resultados alcançados nas nossas escolas”.

Oferecer um curso no porte do Eterno Aprendiz, segundo Ana Carla, é mais uma prova de que o Estado não tem medido esforços para valorizar o profissional da Educação. “Esse curso é completo. Será um ano e dois meses de encontros, debates e avaliações. O professor terá todas as condições de sanar suas dúvidas. Para isso, a Cesgranrio está disponibilizando 24 mestres e doutores, e nós oferecemos 120 multiplicadores que farão o acompanhamento nas salas de aula”.

Durante o discurso, que proferiu a mais de três mil professores do pólo de Cuiabá (composto por 35 municípios), a secretária fez a prestação de contas dos investimentos feitos na área de formação continuada e inicial, pelo projeto Aprimorar, integrante da Escola Atrativa. Conforme os extratos apresentados, mais de 20 mil profissionais passam ou passaram por algum curso oferecido pela Seduc, com investimentos que ultrapassam R$ 11 milhões.

De acordo com a consultora da Cesgranrio, Nilma Fontanive, essa é a maior qualificação oferecida pela instituição. “Realizamos um curso semelhante em Tocantins, mas este é o maior”, disse. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na qual Mato Grosso aparece abaixo da média nacional, e ainda realiza os exames do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que também, neste ano, apontou baixo desempenho dos alunos do estado.

“Vamos trabalhar para que Mato Grosso eleve a qualidade do ensino nas disciplinas básicas. Matemática e português são usadas em ações básicas do cidadão, como ler e compreender e conseguir fazer uma somatória. São essas habilidades que o aluno deve desenvolver”, afirmou a consultora.

GOVERNADOR – Os professores de cinco pólos assistiram uma mensagem, gravada em vídeo, pelo governador Blairo Maggi. “Esperamos com esse projeto elevar o nível da educação em Mato Grosso. Queremos colocar os nossos alunos na mesma situação de igualdade de estudantes de escolas particulares, para que possam disputar uma vaga na universidade ou no mercado de trabalho”, falou o governador.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319567/visualizar/